Notícias Videira Geral

Uniti em Videira retoma atividades do segundo semestre

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
24 de Agosto de 2017

Com a apresentação do grupo de ​f​lautas​, do departamento de Cultura da prefeitura de Videira, a Unoesc recebeu na quarta-feira​,​ 16​,​ os acadêmicos que frequentam a Universidade da Terceira Idade (Uniti). O programa que iniciou em 2015, conta atualmente​,​ com 5 turmas e 170 alunos participantes.

A aula inaugural ficou a cargo do professor Ivory Kreutzer, com a temática De onde eles vieram e quem somos nós​?, como forma de valorizar a identidade histórica e cultural do povo brasileiro em sua diversidade. O ​p​rimeiro encontro contou ainda​,​ com a presença do diretor da Pesquisa e Extensão e Pós-Graduação professor Sidnei Grigolo, da coordenadora da Uniti professora Magali Beatriz Augusto e professores que atuam no curso. 

Projeto de extensão

​A coordenadora do programa explica que a Universidade Aberta da Maturidade na Unoesc​,​ denominada de UNITI, é um projeto de Extensão vinculado à Diretoria de Pesquisa e Extensão e Pós-Graduação e ao curso de Pedagogia da Unoesc Videira​ e​ tem como diretriz​,​ valorizar socialmente homens e mulheres que atingiram idade acima de 50 anos.

— O objetivo principal é tirar as pessoas que atingiram a idade da maturidade do isolamento, propiciar-lhes saúde, energia e interesse pela vida​, modifica​ndo​ sua imagem perante ​à​ sociedade. Ao mesmo tempo​, queremos​ possibilita​r​ a interação entre a Universidade e a Comunidade, cumprindo com ​nosso papel no desenvolvimento local e regional — garante Magali.

O programa tem duração de 4 semestres​,​ com 288 horas aulas, sem exigência de comprovação de escolaridade. As aulas e demais atividades são realizadas todas ​a​s quartas-feiras​,​ no período vespertino, tendo como diferencial o oferecimento de oficinas​ diversificadas,​ em horários alternativos, cursos de espanhol, italiano e informática básica.

O currículo​,​ afirma a professora Magali Beatriz Augusto  possui componentes que envolve conhecimentos voltados às diversas áreas​,​ com atividades educativas, como a Inclusão Digital, Direito do Idoso, Saúde, Atividades Corporais,​ ​Meio Ambiente, Gerontologia, Artes, Cultura e Turismo.

— São atividades de aprendizagem, lazer e manutenção da autoestima, objetivando estimular a plena viv​ência da cidadania, valorizando a atual etapa de vida e os conhecimentos por eles acumulados, buscando garantir que se sintam realizados, tenham qualidade de vida, alegrias e conquistas — ​r​essalta a coordenadora.

Ela explica que as viagens de turismo cultural já se encontram organizadas, além do intercâmbio com a Universidad de Congreso de Mendonza​,​ na Argentina​,​ onde acadêmicas de Videira estarão participando​,​ durante 10 dias​,​ de cursos relacionados ​à​ cultura e ​à​ língua espanhola, ​no Programa de Mobilidade Acadêmica – Módulo Internacional UNITI – Mendonza/Argentina.

— Tendo em vista as alterações na dinâmica populacional do Brasil e do mundo, as questões da terceira idade merecem ser vistas de forma ​mais ​relevante​,​ e a Universidade da Terceira Idade tem um papel fundamental nesse processo — afirma Magali.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.