Notícias Videira Acessibilidade

Tribunal de Justiça e Unoesc implantam Cejusc em Videira

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
28 de Abril de 2017

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Unoesc realizaram na quinta-feira 27​ de abril,​ em Videira, a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc)​,​ que funcionar​á no núcleo de Prática Jurídica​ da Unoesc,​ próximo​ ao fórum ​da Comarca. Estiveram participando do ato​ de implantação, os ​juízes Frederico Andrade Siegel e Rafael Sardá, o vice-reitor da Unoesc ​V​ideira Ildo Fabris, o coordenador do curso de Direito Ricardo Emil​o​ Zart​, advogados do núcleo de prática​ jurídica​, professores e ​outros profissionais da área convidados.

O Cejusc​,​ segundo o juiz e diretor do fóru​m​ da comarca de Videira​,​ Frederico Andrade Siegel,​ prestar​á serviço público às pessoas que estão envolvidas em algum tipo de conflito ​para que​​,​ de maneira consensual​,​ supervisionada por uma pessoa qualificada​,​ possa​m​ resolver o problema e depois do acordo firmado​,​ a justiça apenas homologar​á​ o que ficou decidido​, sem custo algum as partes envolvidas​​.

​"É ​um serviço público à disposição da comunidade ​que passamos a oferecer aqui na comarca​,​ em conjunto com a Unoesc. Qualquer pessoa independente da classe social​, que precise do judiciário para resolver algum conflito​, seja ele da natureza que for, pode procurar o Cejusc​,​ que terão profissionais atendendo de forma gratuita, buscando ali mesmo​,​ um acordo entre as partes​"​ — afirma o magistrado.

Para o ​juiz Rafael Sardá, o Cejusc é um braço do judiciário facilita​dor do trabalho no fórum​,​ ​que a comarca de Videira já estava necessitando ​há​ bastante tempo​.​

​"​Cada acordo que for resolvido aqui​,​ de maneira célere, não terá o tempo do processo que muitas vezes é demorado por conta da quantidade de casos que tramitam na justiça. Cada caso resolvido no Cejusc é um processo a menos para resolver no fórum", afirma.

Já o professor e vice​-reitor​ de campus​ Ildo Fabris aponta que essa parceria veio para reforçar aquilo que a Unoesc projeta para ampliar a prestação de serviço destinado gratuitamente para comunidade.

​"​Tempos atrás​,​ surgiu a ideia da instalação do Cejusc a pedido do próprio diretor do fórum ​ddoutor Frederico e​,​ hoje​,​ nós estamos oficialmente instalando e dando início ​às atividades através do curso de ​D​ireito que tem os profissionais competentes para atuar nessa área de mediação​,​ contribuindo com a redução no n​ú​mero de processos judiciais e possíveis acordos que podem ser feitos pelos profissionais, professores e a coordenação do curso de Direito da Unoesc Videira".

Labotório para o curso de Direito

Para o professor Ricardo Emilio Zart, coordenador do curso de Direito, o Cejusc, além​ de beneficiar a comunidade​,​ servir​á​ de laboratório para os acadêmicos​,​ futuros operadores do ​Direito.

​"​A Unoesc abraça essa ideia justamente por saber da grande importância da conciliação, da resolução pacífica nesses conflitos. Será uma atuação diversa ​a ​do núcleo de prática jurídica​,​ de atendimento ​a​os casos em que ​há​ necessidade de interveniência do Poder Judiciário, mas com nova opção do Cejusc para aqueles que po​dem fazer ​c​onciliação sem a necessidade da intervenção ​d​ireta do Poder Judiciário​,​ apenas homologando desse acordo"—, finaliza o professor Ricardo.

Horário de Expediente

O horário de atendimento​,​ conforme o diretor de Graduação da Unoesc​​ Gilson Luiz Leide​n​s​,​ será no período da tarde​,​ de segunda a sexta-feira. ​Gilson afirma que foi preparada uma sala junto ao núcleo de ​P​rática Jurídica para ​prestar ​o atendimento ​à​ comunidade​ da melhor forma​.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.