Notícias Joaçaba Seminário

Seminário traz reflexão sobre escolhas e atitudes no ambiente de trabalho e convívio pessoal

Por: Dhébora Santiago
imprensa@unoesc.edu.br
13 de Junho de 2018

O curso de Administração da Unoesc Joaçaba realizou, na noite desta segunda-feira, 11 de junho, o 10º Seminário de Recursos Humanos. O evento abordou a temática “Uma reflexão sobre escolhas e atitudes no ambiente de trabalho e convívio pessoal”. O seminário também teve como base a leitura do livro “Por que fazemos o que fazemos?”, de Mario Sergio Cortella.

A atividade, que integra o componente curricular de Administração de Recursos Humanos, ministrado pelo professor Alciomar Antônio Marin, aconteceu da seguinte forma: os acadêmicos da 6ª fase fizeram a leitura e o fichamento do livro, e cada um ficou responsável por apresentar um trecho, relacionando-o com o tema do evento. Os estudantes convidaram seus familiares e colegas de trabalho para assistir à apresentação e, no final, discutir o tema.

O evento, aberto à comunidade, também contou com a participação de colaboradores e docentes da Unoesc e do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), entre eles a coordenadora do curso de Administração, Tania Durigon, e o secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação, Michel Carlesso Ávila. Para a professora Tania, além da capacidade técnica, a relação interpessoal é fundamental dentro das organizações. E para que ela seja a mais harmônica possível é preciso discuti-la, para que os problemas sejam sanados ou pelo menos minimizados, acrescenta o professor Marin.

— O objetivo é que haja uma reflexão de como os profissionais, dentro dos seus princípios, valores e ética, mas não só seus, como também da organização onde está inserido, possam atuar bem e manter um comportamento aprazível dentro de uma empresa — comenta o professor Marin.

Depois da leitura do livro, a estudante Andressa Cutti percebeu que as escolhas são extremamente importantes para o indivíduo, pois determinam os caminhos da vida tanto profissional como pessoal.

— O caminho que estamos seguindo é fruto das nossas escolhas, por isso temos que pensar muito bem nas nossas decisões. A gente acaba errando, porque fazemos as escolhas erradas — ressalta a acadêmica.

Para ela, o formato do evento também permitiu que a turma perdesse a timidez e criasse desenvoltura diante do público.

— Essa atividade é uma forma de nós perdermos o medo de falar em público, nós conseguimos evoluir e, com certeza, será mais fácil conversar com as pessoas e até apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso, mais adiante, foi um crescimento absurdo para a nossa turma — avalia Andressa.

O acadêmico Leocir Bueno ressalta que a discussão sobre o desenvolvimento profissional, que ocorreu durante o evento, pode ser aplicada, tranquilamente, na organização onde ele trabalha. Para ele, o livro trouxe a importância de traçar objetivos e buscar novos aprendizados. Nessa mesma linha de pensamento, a estudante Indianara de Oliveira afirma que é preciso inovar a cada dia, buscar outros conhecimentos e se aperfeiçoar sempre.

— Precisamos amar o que estamos fazendo, para ter uma automotivação, e sempre buscar algo novo para fazer no dia a dia, para não cair no automatismo — finaliza Indianara.