Notícias Joaçaba Seminário

Seminário Regional de Formação Continuada do CREF é realizado na Unoesc Joaçaba

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
13 de Junho de 2017

Para discutir a importância da Educação Física Escolar, profissionais e acadêmicos de Educação Física de Joaçaba e região se reuniram no Seminário Regional de Formação Continuada. O evento ocorreu na sexta-feira e sábado, 9 e 10 de junho, na Unoesc Joaçaba.

No primeiro dia, foi realizada a palestra “Educação Física Escolar: obrigatória sim, necessária sempre”, com a professora Alzira Isabel da Rosa. No dia seguinte, a professora Ana Cristina da S. Mendes Huber abordou a temática “Entendendo as mudanças de comportamento para a prática de exercícios físicos e aumentando a rentabilidade do seu negócio”.

Ao todo, participaram 75 pessoas, considerando os dois dias de curso, pois na sexta foi específico para licenciados e no sábado para profissionais que atuam na área do bacharelado. Segundo a coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, professora Elisabeth Baretta, é sempre importante a participação dos acadêmicos e profissionais em cursos de formação. A discussão de temáticas específicas atualiza o profissional e a troca de experiências contribui também para a qualificação da atuação no mercado de trabalho.

— Eventos deste porte sempre são positivos. Enquanto Instituição de Ensino Superior, é preciso atuar em sintonia com os Conselhos de Classe, orientando e mostrando aos acadêmicos e profissionais o que existe na entidade que representa a categoria — afirmou.

Para a coordenadora, o papel do Conselho (CONFEF/CREF), é um trabalho colaborativo na formação profissional para inserção no mercado de trabalho, ou seja, a formação acadêmica não poderá estar dissociada do mercado. A Educação Física passou por marcos regulatórios, o que causou um impacto muito grande na área. As demandas sociais são as incubadoras de novas áreas de intervenção e novas trajetórias de formação acadêmica. Por outro lado, a formação acadêmica é indutora da criação e consolidação de novos campos de atuação profissional, e por isso os cursos de formação são fundamentais nesse processo.

A professora Elisabeth Baretta ressaltou também que é uma satisfação muito grande para o curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba realizar parcerias com o CREF. Além disso, a professora Ana Cristina Huber, que ministrou a palestra do sábado, estará novamente na Unoesc, nos dias 8 e 9 de julho, ministrando o curso de extensão “As competências para o personal trainer de sucesso”. Vale ressaltar que a professora é mestre em Atividade Física e Saúde, foi considerada a melhor personal trainer no evento Top Trainer Brasil 2016 e esteve, recentemente, em Denver no Colorado (EUA) participando do Congresso do Colégio Americano de Medicina Esportiva. Quem tiver interesse em participar do curso de extensão, é só se inscrever no site da Unoesc, até 30 de junho.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.