Notícias Videira Palestra

Referência intelectual em Educação, José Carlos Libâneo ministra palestra em Videira

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
14 de Maio de 2018

Considerado um dos mais expressivos intelectuais na área da educação na contemporaneidade, o professor pós-doutor José Carlos Libâne​o​, falou a acadêmicos do curso de Pedagogia da Unoesc Videira nesta sexta-feira​,​ 11 ​de maio​. O encontro​,​ organizado pela ​​secretaria ​Municipal de Educação, que reuniu professores da rede municipal de ensino e ​do ​colégio ​S​uperação te​ve como tema “Os ​D​esafios ​da Educação ​no ​Século XXI”.

Em sua fala, Libâneo deixou claro que é preciso saber trabalhar a mediação didática e cognitiva em sala de aula, fazendo com que o aluno se torne um ser crítico, mas com conhecimento, onde os conceitos científicos e cotidianos estejam entrelaçados a fim de que os reflexos sejam sentidos na família e na sociedade.

O secretário de Educação Giancarlos Farionon Flores de Matias e o coordenador do curso de Pedagogia da Unoesc Videira Geraldo Vieceli enalteceram a importância de parcerias como forma de oportunizar mais conhecimento por meio da formação continuada para professores.

Durante o ato de abertura, o coral Hakuna Matata Kids, formado por alunos das escolas municipais Joaquim Amarante, Criança do Futuro e Waldemar Kleinübing, interpretaram o hino de Videira e Aleluia para iniciar a noite.

​O professor Libâneo, que realiza palestras em eventos e instituições universitárias do Brasil e exterior e possui inúmeros livros publicados que servem como referência para professores e acadêmicos, socializou seu conhecimento junto aos profissionais da educação e futuros docentes, deixando ainda vários questionamentos para reflexão, tais como, o que o professor faz para que o aluno se interesse pela aula e o que o motiva a vir para a escola? ​

Graduado Filosofia, mestrado em Filosofia da Educação e doutorado em Filosofia e História da Educação. Pós-doutorado pela Universidade de Valladolid, Espanha, hoje é professor titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor da Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Teorias e Processos educacionais. É membro do Conselho Editorial de inúmeras revistas. Pesquisa e escreve sobre temas como teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola e desenvolve pesquisas dentro da teoria histórico-cultural, com ênfase na aprendizagem, ensino e organização da escola. É membro do GT Didática da ANPEd-Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação.