Notícias Joaçaba Intercâmbio

Projetos de Bolsistas do PIBID e PROESD são apresentados em congresso no México

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
10 de Outubro de 2017

Bolsistas da Graduação de Educação Física da Unoesc tiveram trabalhos vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e ao Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional - PROESDE publicados no 10º Congresso da Rede Euroamericana de Motricidade Humana, realizado na Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), no México, entre os dias 13 e 15 de setembro. Pelo PIBID, foram publicados cinco artigos completos, seis resumos e apresentados cincos pôsteres. Pelo PROESD foram publicados três resumos e expostos três pôsteres.

O PIBID e o PROESDE têm como objetivo aprimorar a formação de professores que atuarão na Educação Básica. Ambos oferecem bolsas para que os alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica sendo orientados por coordenadores de área – docentes das licenciaturas - e por supervisores - docentes das escolas públicas onde exercem suas atividades.

A Unoesc possui o curso de Educação Física vinculado a esses programas há quatro anos. No PIBID, por exemplo, 20 bolsistas atuam junto às escolas CERT de Joaçaba e São Francisco de Luzerna tendo desta forma, além das oito horas de vivência na escola, atribuições como formação continuada, publicação de trabalhos, reuniões de avaliação e planejamento e elaboração de portfólios.

De acordo com a professora e coordenadora do Curso de Educação Física, Elisabeth Baretta, a publicação dos trabalhos em nível internacional agrega muito aos bolsistas.

—  Além dos bolsistas estarem inseridos na escola adquirindo vivências para sua formação e atuação no mercado, também adquirem bagagem técnica registrando as suas experiências, escrevendo artigos científicos e elaborando o pôster, tendo assim uma formação mais completa – destacou Elisabeth.

Os bolsistas não puderam estar presentes no Congresso no México, mas, foram representados pela professora Elisabeth Baretta e pelos os docentes Leoberto Ricardo Grigollo e Marly Baretta.

— A participação neste evento socializa um modelo de apoio à formação dos futuros professores e eleva o curso para outro nível, pela representatividade e reconhecimento dos professores da Unoesc, presentes no Congresso — reiterou a Coordenadora do PROESD na Unoesc, Lucivani Gazólla.

Já a Coordenadora Institucional do PIBID, professora Regina Oneda de Mello, destacou que a apresentação de trabalhos em eventos científicos dessa natureza, refletem a qualidade do programa.

—  Experiências metodológicas de caráter reflexivo oportunizam aos bolsistas assumir o protagonismo profissional. Parabéns aos bolsistas e à Coordenação do Subprojeto — finalizou Regina Oneda Mello.

 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.