Notícias Videira Extensão

Projeto leva ensinamentos de física, matemática e química para escolas da região

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
06 de Dezembro de 2017

No segundo semestre de 2017​,​ o projeto de extensão “Sei tudo de Física, Matemática e Adoro Química”​,​ do curso de Engenharia Química da Unoesc de Videira, atendeu nove escolas da região de Videira, abrangendo um total de 159 estudantes. O projeto contou com a participação e colaboração de acadêmicos do curso​,​ entre bolsistas do Artigo 170​,​ e voluntários.

Nesta etapa​,​ segundo a professora e coordenadora do curso​,​ Carla Suntti, os alunos tiveram a oportunidade de se aprofundar nos estudos de física, onde foram desenvolvidas práticas pelo professor Andrei Goldbach, junto aos estudantes de graduação. Em laboratório​, ​​os alunos do 9º ano ​do Ensino Fundamental II ​trabalharam com práticas sobre densidade, velocidade e atrito.

Também foram desenvolvidas atividades envolvendo conteúdo de química e física pelos acadêmicos da segunda fase do curso de Engenharia Química para estudantes do​s​ 2º e 3º ano​s​ das escolas públicas da região de Videira. Nes​s​a atividade participaram 200 estudantes​.​

Outra atividade desenvolvida dentro deste projeto​ ​foi o envolvimento dos componentes de ​q​uímica e ​f​ísica da graduação, ​em que estudantes da 2ª fase do curso de Engenharia Química foram até as escolas levar um pouco do seu conhecimento para estudantes do ensino médio.

O professor Iomaques Vieira de Moraes​,​ que auxiliou no desenvolvimento do programa de extensão “Sei tudo de Física, Matemática e Adoro Química”, explica que esteve realizando visitas​,​ ao longo do segundo semestre de 2017​,​ em algumas escolas do ​e​nsino ​m​édio dos municípios de Fraiburgo, Campos Novos e Salto Veloso. Ele conta que nes​s​as visitas p​ô​de contar com a participação de acadêmicos do curso de Engenharia Química, que estudaram nessas escolas e agora voltaram para levar um pouco do que estão aprendendo na universidade como form​a​ de socializar o conhecimento.

Durante as aulas​,​ com a utilização de kits experimentais de ​f​ísica e ​q​uímica, cuidadosamente escolhidos​,​ juntamente com painéis ilustrativos, explica Iomaques, os alunos dessas unidades de ensino tiveram a oportunidade de visualizar na prática alguns conteúdos trabalhados em sala de aula, e conhecer melhor o curso de Engenharia Química, do ponto de vista de acadêmicos que estão cursando essa área.

—Durante a visita​,​ a direção dessas escolas nos acolheu muito bem e se mostrou bastante satisfeita com o trabalho apresentado, tanto que fomos convidados a retornar em outras oportunidades, quem sabe no ano que vem​,​ com um programa de experimentos completo— finalizou o professor Iomaques.

O projeto também contou com a colaboração do professor José Manoel Couto da Faria que orientou os acadêmicos na área de Química Orgânica.