Notícias Videira Extensão

Projeto leva educação ambiental às escolas de ensino fundamental do meio Oeste Catarinense

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
20 de Março de 2017

Por meio do ​c​urso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira​ e, Comitê do Rio do Peixe em parceria com a Gerencia Regional de Educação​ (Gered), estudantes do ensino fundamental de escolas do ​m​eio Oeste Catarinense estão participando de projeto que​ visa à educação ambiental​ para formação de agentes de transformação nas comunidades para atuarem como Monitores Ambientais.

No primeiro semestre de 2017​,​ o projeto ​está sendo ofertado para duas turmas do 6° ano da Escola de Educação Básica Maura de Senna Pereira de Pinheiro Preto e ao 6° ano da Escola de Educação Básica Esther Crema Marmentini de Videira.

— Como diferencial para este ano​, já​ na segunda edição do projeto, a parceria com a G​ered proporcionou a vinda dos alunos à Unoesc, ​e, ​desta forma​,​ as aulas ministradas t​ê​m se tornado mais dinâmicas, pois toda a estrutura da instituição, inclusive os laboratórios do Núcleo Biotecnológico está sendo utilizada em aulas práticas que facilitam o entendimento dos conteúdos abordados — reitera a coordenadora do projeto​, professora​ Marta Verônica Buss.

Ela explica que o projeto está divido em cinco módulos, sendo que o primeiro aconteceu na quarta-feira (14),​ com a visita dos alunos da turma 1 do 6° ano da Escola de Educação Básica Maura de Senna Pereira. Na ocasião​,​ o professor Andrei Goldbach ministrou uma aula sobre energias renováveis e sustentabilidade. No Laboratório de Eletrotécnica​,​ os alunos experimentam na prática painéis solares, célula a combustível​ e​ geradores de eletricidade. Na área externa da instituição​,​ foi visitada a usina de geração de energia solar e eólica da Unoesc, onde o professor também realizou atividades utilizando o equipamento VANT (​d​rone).

— O objetivo da aula foi proporcionar aos alunos um entendimento prático de como funciona a energia elétrica e de como podemos produzi-la de forma sustentável minimizando os impactos ambientais. Para isso temos que utilizar os recursos naturais sem agredir o meio ambiente e, desta forma, garantir a sobrevivência das próximas gerações — ressaltou Andrei.

Módulos do Projeto

I - Energias Sustentáveis