Notícias Xanxerê Extensão

Projeto de extensão de Medicina Veterinária orienta crianças sobre cuidados com cães e gatos

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
07 de Novembro de 2018

Desde o primeiro semestre de 2018, o curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê vem realizando atividades educacionais com as crianças de séries iniciais do ensino público municipal, envolvendo o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Cães e Gatos – ClinPeq e acadêmicos do curso, coordenados pela professora Mariana Teixeira Tillmann.

As atividades mensais realizadas na EMEB Monteiro Lobatto, no Bairro Pinheiros em Xanxerê, iniciaram em agosto de 2018, com palestras sobre os cuidados com cães e gatos. Em outubro, no mês das crianças, aconteceram atividades práticas para desenvolver os conceitos repassados nos meses anteriores, com a colaboração dos cães do Corpo de Bombeiros de Xanxerê.

Foram realizadas leituras para cães, com material doado pelo ClinPeq para a biblioteca da escola, jogos de caça palavras e cruzadinhas, desenvolvido por docente do curso de Medicina Veterinária com o intuito de ensinar cuidados de higiene e profilaxia com os animais. Foi adaptada a brincadeira de passa anel, para passa ração, onde o cão precisava descobrir onde estava sua alimentação, além da auscultação cardíaca e pulmonar, higienização de orelhas e corte de unhas do cão que pertence aos bombeiros.

— Estas atividades tem a função de fortalecer a relação dos acadêmicos com a comunidade, buscando a formação humanitária que também é uma obrigação do curso de Medicina Veterinária — afirmou a coordenadora do projeto, professora Mariana.

Uma mensagem passada pelos alunos do curso relata de forma clara o trabalho desenvolvido, despertando o interesse das crianças com as atividades propostas além de ser muito produtivo para os acadêmicos que, desta forma, estão contribuindo para o bem-estar dos animais.

— Através deste projeto de extensão, buscamos ensinar de um jeito simples e divertido sobre a posse responsável e os cuidados sanitários básicos que devem ser observados com os animais. Houve grande dedicação do grupo para realizar todas atividades de forma dinâmica e compreensível por parte dos alunos. Isso tudo contribuiu para o nosso crescimento profissional e também pessoal, além de reforçar o contato da Unoesc com a comunidade — destacou a acadêmica da 8ª fase do curso de Medicina Veterinária, Camila Oro.

 

*Com informações da professora Mariana Teixeira Tillmann.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.