Notícias Joaçaba Inovação

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
11 de Outubro de 2017

Estão abertas até o dia 2 de novembro, através da internet, as inscrições para a 6ª edição do Sinapse da Inovação em Santa Catarina. O programa oferece recursos financeiros com o objetivo de transformar ideias inovadoras geradas por estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diferentes setores em negócios de sucesso.

Nesta edição, o Sinapse vai selecionar até 100 projetos contemplando cada um com R$ 60 mil reais em subvenção para desenvolver seu negócio. Os participantes, podem também solicitar pelo período de 12 meses, bolsas mensais de auxílio que variam entre valor mensal de R$ R$ 2,5 mil para o nível de graduação e R$ 3,5 mil, para o de mestrado.

Apresentando o programa, a Unoesc recebeu na Segunda-feira, 2 de outubro, o representante da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), professor Antônio Rogério de Souza, que motivou pré-incubados da Agência de Inovação (AGIR) e comunidade acadêmica a participar.

Para a Diretora da Agência de Inovação e Relações Institucionais (AGIR) da Unoesc, Jéssica Romeiro Mota, a participação no Programa é uma excelente oportunidade para estudantes, professores, empreendedores.

— Além da subvenção dos valores e da capacitação, entendemos ainda, que a melhoria do desenvolvimento da nossa região está intimamente conectada com a nossa capacidade de empreender e inovar, por isso, participar é muito importante — afirmou.

Saiba mais sobre o Sinapse

Na edição deste ano do Sinapse os empreendedores poderão submeter ideias inovadoras nas áreas de TIC, Eletrônica, Mecatrônica, Química e Materiais Nanotecnologia, Biotecnologia, Gestão, Design e Tecnologias Sociais.

O programa é dividido em três fases: na primeira delas, os interessados apresentam suas ideias de negócio e a equipe de trabalho. Depois, os selecionados elaboram o projeto de empreendimento e na terceira fase, é apresentado detalhadamente o orçamento e do planejamento de execução do projeto. Após isso são definidos os contemplados.

Criado em 2008 pela Fundação Certi e promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fapesc e com o apoio do Sebrae/SC, o Sinapse da Inovação já criou 400 startups inovadoras e mais de 1,5 mil empregos diretos no estado.

Além da Agência de Inovação e Relações Institucionais (AGIR) da Unoesc, o programa também conta, em Joaçaba, com o apoio do Polo de Inovação Inovale que é parceiro e pode colaborar com os interessados.