Professora conhece empresas e universidades do Vale do Silício

Por: BRUNA SANTOS DE ANDRADE
brunadeandrade@gmail.com
02 de Abril de 2013

Pelo segundo ano consecutivo, uma professora da Unoesc teve a oportunidade de participar de uma viagem ao Vale do Silício, no estado norte-americano da Califórnia, e conhecer universidades e empresas reconhecidas pelo perfil empreendedor.

Neidi Krewer Cassol, que ministra disciplinas de Empreendedorismo nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação nos Campi da Unoesc em São Miguel do Oeste, Pinhalzinho e Maravilha, ganhou a viagem como premiação do 5º Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários, realizado pelo Sebrae SC. Ela foi uma das vencedoras do concurso na categoria Professor, por ter orientado oito projetos finalistas inscritos por estudantes de Graduação, sete deles de alunos da Unoesc.

O roteiro da viagem realizada neste ano incluiu visitas às universidades de Stanford e de Berkeley, instituições de destaque no mundo inteiro especialmente na área de negócios, ao Museu da Intel e a 14 empresas reconhecidas pela inovação no meio em que atuam, entre elas Apple, Google, Yahoo, Twitter e Linkedin.

– Tivemos oportunidade de conversar com empreendedores de várias áreas, conhecer a incubadora de negócios Plug and Play, onde conversamos com uma equipe de catarinenses que tem seu projeto de negócios incubado. Conversamos frente a frente com um capitalista de risco e conhecemos os critérios que ele usa para oferecer aporte financeiro para projetos de negócio. Estivemos na Silicon House, inclusive mencionada na última edição da Revista HSM, empresa criada por brasileiros que visa ser um hub de aporte aos empreendedores que chegam ao Vale do Silício – comenta a professora.

Segundo ela, a vivência que teve nas duas viagens foi muito válida para sua atuação como docente, já que tudo que foi visto é pertinente às áreas de Empreendedorismo e Marketing.

A viagem realizada neste ano ocorreu entre os dias 23 de fevereiro e 3 de março. Mais detalhes podem ser encontrados em um vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=nBtrToO28KE&list=UUm_XQVgZIs7HtkF5e9VU-IQ.

Concurso de planos de negócios

Na 5ª edição do concurso promovido pelo Sebrae, 10 dos 30 finalistas eram da Unoesc: oito estudantes e dois professores. Os estudantes finalistas eram Daniel Henrique Muller, estudante de Administração em Maravilha que alcançou a segunda colocação na categoria Indústria; Ivonete Jandrey Folmer, Jéssica Bergamann, Adriane Dickel e Felipe de Oliveira Rodrigues, que também cursam Administração em São Miguel e Maravilha; Cleiton Bodanese Trombetta e Gabriela Schmidt, estudantes de Ciências Contábeis em Pinhalzinho; Letícia Enedina Taffarel Motter, aluna de Engenharia de Alimentos em Videira.

Na categoria voltada aos professores orientadores, a segunda finalista da Unoesc era a professora Cassia Cavaglier, do Curso de Enfermagem da Unoesc São Miguel.