Notícias Joaçaba Pesquisa

Professor da Unoesc é citado em artigo científico da revista britânica Nature

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
12 de Setembro de 2017

Nesta semana, o professor Pablo Martins Belchor, ligado aos cursos de Engenharia da Unoesc Joaçaba, recebeu a notícia de que uma de suas pesquisas sobre células a combustível foi usada como referência em um artigo científico publicado na revista britânica Nature.

Publicada pela primeira vez em 4 de novembro de 1869, a revista Nature é considerada uma revista científica interdisciplinar e foi classificada como a revista científica mais citada no mundo pela edição de 2010, do Journal Citations Reports.

Pela manutenção de altos padrões de pesquisa, em 2007, a revista Nature, juntamente com a revista Science recebeu o prêmio Princesa das Astúrias, um dos prêmios mais importantes que uma revista pode ganhar dentro da comunidade científica internacional.

A pesquisa do professor Pablo intitulada Parallel serpentine-baffle flow field design for water management in a proton exchange membrane fuel cell foi usada como referência pelos cientistas Chao Wang, Qinglei Zhang, Shuiyun Shen, Xiaohui Yan, Fengjuan Zhu, Xiaojing Cheng e Junliang Zhang. Todos pertencem ao Instituto de Células a Combustível da Universidade Shanghai Jiao Tong, no artigo intitulado The respective effect of under-rib convection and pressure drop of flow fields on the performance of PEM fuel cells.

— Me sinto muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho. Quando a Unoesc alcança a comunidade científica internacional, por meio de uma revista tão robusta como a Nature, de certa forma toda a região do Meio-Oeste e Oeste catarinense também está sendo reconhecida. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores brasileiros, com muita criatividade e esforço, é possível ultrapassar barreiras e levar a pesquisa nacional a patamares cada vez mais avançados — comentou.

Segundo o professor Pablo, agora o próximo passo é tentar viabilizar a ida de um grupo de estudantes para um congresso de energias renováveis que ocorrerá em março de 2018, na Espanha.

— O desejo é de que o grupo de estudantes seja formado por alunos de graduação das diversas engenharias e também por alunos das pós-graduações em Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Produção — ressaltou.

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.