Notícias Joaçaba Professor

Professor da Unoesc compõe o Conselho Editorial da Revista Nacional Cadernos de Ética em Pesquisa

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
16 de Maio de 2018

A vasta experiência em ética e pesquisa envolvendo seres humanos e comunicações, do professor doutor do Mestrado em Biociências e Saúde da Unoesc, Bruno Rodolfo Schlemper Junior, lhe rendeu um importante reconhecimento. Ele foi convidado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP, para integrar o Conselho Editorial da Revista “Cadernos de Ética e Pesquisa”, que terá sua edição e publicação retomadas nesse ano de 2018.

A Revista “Cadernos de Ética em Pesquisa” teve seu início em julho de 1998, tendo como responsáveis o professor doutor William Saad Hossne e a professora doutora Corina Bontempo Dunca de Freitas, presidente e secretária Executiva da Conep, respectivamente. Circulou até 2005, totalizando 16 fascículos. A data para retomada da publicação ainda será definida.

— Foi uma honra ter sido lembrado e convidado para compor o Conselho Editorial desta histórica retomada da revista pela Conep, Órgão máximo do Sistema Ético de Pesquisa em Seres Humanos. Tive o privilégio de ser membro da Conep por vários anos e participar em alguns momentos de grande importância, como do início da elaboração da Plataforma Brasil de Pesquisa, ferramenta eletrônica impulsionadora da análise das pesquisas, da Resolução CNS 466/2012 que disciplina as pesquisas em humanos e da Resolução CNS510/2016, a primeira norma brasileira voltada para a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais — afirmou o professor.

Escolhido o conselho editorial e vencidas algumas etapas iniciais, os próximos passos devem incluir decisões sobre a formatação da revista, sua divulgação e preparação do lançamento. A participação do conselho, do qual o professor faz parte, se dará na seleção dos artigos e matérias pertinentes.

De acordo com o professor, o resgate desse periódico é importante frente à magnitude do Sistema Ético sobre Pesquisa em Seres Humanos no Brasil, o qual, além de ser referência ética em pesquisa na América Latina, envolve, atualmente, mais de 700 Comitês de Ética em Pesquisa e mais de 500 mil usuários cadastrados na Plataforma Brasil.

— O Brasil não possui nenhuma revista científica voltada especificamente para a divulgação de estudos e pesquisas em seres humanos. Claro que outros periódicos podem ser utilizados, mas, a volta da Cadernos de Ética em Pesquisa abre um campo promissor de alternativas, pois, além de possibilitar a publicação de pesquisas será, ao mesmo tempo, um canal de comunicação direta da Conep com todos os envolvidos no sistema — ressaltou.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.