Notícias Chapecó Pesquisa

Pró-reitor orienta coordenadores de curso sobre gestão acadêmica da pesquisa

Por: Jessica Novello
jessica.novello@unoesc.edu.br
26 de Julho de 2016

A Unoesc Chapecó realizou, no dia 14 de julho, uma capacitação sobre Gestão Acadêmica da Pesquisa, para coordenadores de curso e articuladores de pesquisa do campus.

A atividade é parte integrante do Programa de Formação de Coordenadores de Curso, sendo mediada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor Fabio Lazzarotti. Na oportunidade, ele falou sobre a importância do ensino com a pesquisa, da produção científica no Brasil e mundo, dos programas e ferramentas de gestão da pesquisa, assim como apresentou questões que envolvem a pesquisa na Unoesc e os editais em aberto.

Conforme o professor, a pesquisa deve ser parte integrante do processo de formação acadêmica dos professores, refletindo diretamente na qualidade do ensino e no estímulo à produção acadêmica dos estudantes, de modo a propiciar o desenvolvimento de um conjunto de competências no campo da sua futura atuação profissional.

— A dinâmica do ensino com a pesquisa deve provocar um aluno investigador e construtor de projetos, estabelecendo princípios de movimento e alteração do conhecimento, de solução de problemas, de critérios de validação, reprodução e análise — reiterou o professor.

*Texto de Gilmar Paloschi