Notícias Joaçaba Reitoria

Pró-reitor Fabio Lazzarotti participa de curso no México sobre gestão universitária

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
16 de Agosto de 2016

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor Fabio Lazzarotti, participou de um curso do Instituto de Gestão e Liderança Universitárias (IGLU), na última semana de julho. A primeira fase dessa capacitação ocorreu na Universidade Autônoma de Nuevo Leon (UANL), na sede de Monterrei, no México, e foi uma oportunidade para discutir os desafios da internacionalização da educação na América Latina.

— O curso procura desenvolver e capacitar gestores das universidades para liderança e gestão dos seus diversos cursos e áreas. Além de verificar as melhores práticas que são trabalhadas em instituições de outros países, temos a possibilidade de estabelecer convênios a partir desses contatos, o que permitirá o intercâmbio de nossos professores e alunos — destacou Lazzarotti.

Conforme explicou o pró-reitor, o curso é divido em três etapas. A primeira consiste na atividade presencial no México, onde gestores de instituições de ensino se reuniram na UANL para compartilhar experiências e conhecimentos sobre o progresso que a América Latina tem desenvolvido na educação. Nesse encontro os participantes também apresentaram projetos de intervenção.

— A minha proposta visa a internacionalização das nossas universidades, não só da Unoesc, mas também das outras instituições do Sistema Acafe, com ênfase maior nos programas de mestrado e futuros doutorados. Nesse período presencial que estive no México, já fui apresentado à Secretária Executiva do centro de internacionalização da UANL, onde conheci alguns procedimentos e experiências em relação à internacionalização — comentou o pró-reitor.

Agora começa a segunda etapa, que é a distância. Nesse momento todos os participantes do curso disponibilizam, por meio de sessões on-line, as políticas de ensino superior de cada país. Essa fase chamada interamericana, que vai até setembro, possibilita a troca de informações e conhecimento entre os países da América Latina.

— No meu caso, eu postei o Plano Nacional de Educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Estadual de Educação de Santa Catarina. Dessa forma, os demais participantes têm acesso ao ordenamento jurídico educacional do Brasil e eu também posso conhecer a política educacional desses outros países, por meio dessas postagens — relatou.

A terceira etapa é caraterizada pelo estágio. O pró-reitor Fabio Lazzarotti terá a possibilidade de conhecer a estrutura de alguma universidade parceira da Organização Universitária Interamericana (OUI), que promoveu o curso do IGLU.

— Esse estágio tem o objetivo de aprofundar o projeto de internacionalização que estou desenvolvendo. Por isso, quero escolher uma universidade que já tenha uma caminhada consolidada na internacionalização e que seja referência nessa área — finalizou.