Notícias Videira Inovação

Pré-incubadora fomentará surgimento de novos planos de negócios em Videira

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
12 de Julho de 2017

O ​d​esenvolvimento de empreendimentos inovadores ganha um novo aliado com a pré-incubadora tecnológica que a Unoesc está implantando em Videira​. Nela poderão ser trabalhados projetos de estudantes, professores, inventores independentes, empreendedores e empresas​​ em formação, os quais ​desenvolverão seus planos de negócios para empreendimentos e novas ideias, aplicando conhecimento técnico​-​cientifico em produtos e serviços de alto valor agregado.

A pré-incubadora, segundo o vice-reitor Ildo Fabris​,​ está vinculada ao mestrado em Ciência e Biotecnologia, e vai preparar projetos e novas ideias que ​poderão ser trabalhados pelo ​N​úcleo Tecnológico, ​já lançado pela prefeitura de Videira,​ parceira da ​Unoesc, ​​visando ​a​o desenvolvimento regional.

— A Unoesc entra com ​o capital intelectual, com ​o apoio aos ​projetos e empreendedores que desejam implantar o seu neg​ó​cio. Aqui eles terão todo o suporte técnico e cient​ífico para o desenvolvimento da sua ideia e​​,​​ numa etapa seguinte​,​​ ​poderão constituir a empresa propriamente dita, desenvolvendo seus produtos e serviços​, por intermédio do Núcleo Tecnológico​ — ​assegura Fabris.

A pré-incubadora ​abarcará 10 projetos,​​ ​conforme edital já publicado no site da Unoesc, ​cujas inscrições ​estão abertas até final de julho.​

No processo de classificação, o vice​-reitor explica que os avaliadores ​analisarão o grau de inovação, estágio de desenvolvimento do novo produto, serviço ou processo e potencial de mercado; ​i​mpacto ambiental e socioeconômico do projeto; ​p​otencial de interação com o ​m​estrado em Ciência e Biotecnologia, comunidade acadêmica-científica, demais entidades regionais, entre outros.​ Poderão concorrer projetos ligados aos setores​ de​ alimentos, ​biotecnologia, ​b​ioinformática, ​d​esenvolvimento vegetal (biofábricas), ​d​esenvolvimento de bioprodutos e fármacos, gestão de resíduos e efluentes​ e​ ​n​utrição (humana e animal)​​.​​

A seleção das vagas será realizad​a em etapa única pelo Comitê do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc Videira e por docentes pesquisadores do ​m​estrado em Ciência e Biotecnologia, nomeado​s​ pelo ​r​eitor da Unoesc.

O processo de pré-incubação poderá ocorrer de duas maneiras distintas​, classificando-se em projetos residente​s​, que uma vez selecionado​s​, ocupa​m​ espaço físico individual ​n​a pré-incubadora, e recebe​m​ um conjunto de treinamentos, assessorias e serviços disponibilizados ​por ela.​ ​O ​denominado projeto ​não residente, não ocupa espaço físico individual na incubadora​;​ contudo, recebe o mesmo conjunto de treinamentos, assessorias e serviços disponibilizados pela pré-incubadora.

O prazo para inscrições encerra no dia 28 de julho e a divulgação do resultado final dos aprovados ocorre no dia 10 de agosto. Os contratos serão assinados no dia 04 de setembro​ e os projetos aprovados ficarão um ano no processo de pré-incubação​ vinculados ​e assessorados ​pelo ​m​estrado em Ciência e Biotecnologia na Unoesc Videira.​

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.