Notícias Videira Ensino

Curso de Psicologia oferece orientação vocacional para alunos do Colégio Superação

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
16 de Maio de 2018

O curso de Psicologia da Unoesc Videira por intermédio do professor doutor Adriano Schlösser desenvolveu trabalho de orientação vocacional com alunos do 3º ano do ensino médio do colégio Superação. A atividade foi realizada  em dois momentos, nos meses de abril e maio, com o objetivo de contribuir para a escolha profissional de forma mais segura e adequada  de cada estudante.

— É importante lembrar que a adolescência é a fase marcada pela entrada progressiva no mundo adulto, e o jovem com 17 anos ainda é imaturo para decidir seu futuro. É uma fase turbulenta, de mudanças que os jovens precisam optar por uma carreira profissional. Assim, considera-se relevante conhecer-se profundamente, equilibrando os sonhos, as ilusões com parâmetros da realidade para tomar a decisão certa — lembra a coordenadora geral do Superação Rosangela Fontana.

A primeira etapa ocorreu no dia 09 de abril, com a aplicação de um teste psicológico científico, validado internacionalmente para levantamento do perfil profissional de cada aluno participante. E de 07 a 10 de maio, foi realizado o trabalho de devolução, por meio de uma conversa em pequenos grupos priorizando a troca de ideias e informações sobre os resultados obtidos, com a mediação do psicólogo doutor Adriano.

Segundo depoimento dos alunos, este foi um momento enriquecedor de aprendizagem. Para alguns dando segurança para aquilo que já tinham pensado para a futura profissão, para outros, delimitando área de afinidade para buscar informações mais adequadas ao perfil.

— Cabe ressaltar que a multiplicidade de áreas de estudo, o medo de fracassar no vestibular e o receio de não dar conta de atender a expectativa dos pais contribuem para tornar tudo mais complexo — reitera a professora Rosangela.

Ela explica que o trabalho de Orientação Vocacional também tem o propósito de auxiliar o jovem adolescente a conhecer-se melhor, aprender a lidar com fatores de estresse e ansiedade e consequentemente fornecer subsídios para que cada um faça a escolha profissional mais segura e adequada ao seu perfil.

— Dessa forma, avaliamos positivamente o trabalho de Orientação Vocacional realizado em parceria com o Curso de Psicologia — finalizou.

O próximo passo da orientação vocacional será a viabilização do contato com profissionais das áreas de interesse, por meio de palestras.