Notícias Campos Novos Joaçaba Inserção Social

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é inaugurado na Unoesc Campos Novos

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
12 de Junho de 2017

No dia 24 de maio, ocorreu o evento “Café com lideranças” com o objetivo de aproximar a Unoesc das entidades públicas e privadas de Campos Novos em prol do desenvolvimento regional. Na ocasião, foi inaugurado o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), em Campos Novos, e apresentada a Agência de Gestão da Inovação e de Relações Institucionais da Unoesc (AGIR).

Estiveram presentes lideranças representando a Unoesc, Receita Federal, Polícia Civil, Administração e Poder Legislativo municipais, Agência de Desenvolvimento Regional, Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense (Acircan), entre outros convidados.

O NAF é um projeto da Receita Federal em cooperação com as universidades, que promove a educação fiscal e está presente em diversos países da América Latina. Em Santa Catarina, a Unoesc foi a primeira instituição de ensino superior a aderir ao projeto, por meio do curso de Ciências Contábeis de Joaçaba. O Núcleo já desenvolve suas atividades nesse campus desde 2016 e, agora, também em Campos Novos.

Os atendimentos prestados pelo NAF são gratuitos e serão realizados por professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, às quartas-feiras, das 13h às 17h, no setor Administrativo da Unoesc Campos Novos. Além de esclarecer dúvidas, o Núcleo estará orientando quanto ao cadastro de imóveis rurais, regularização de obras, isenção de Imposto de Renda para portadores de doença grave, isenção de Imposto de Renda e IOF para compra de veículos, CPF, certidões negativas e declaração do Imposto de Renda e Malha Fiscal.

— O objetivo é prestar assistência contábil e fiscal à população de baixa renda e microempresas, prestando serviços nas áreas relacionadas a todos os tributos federais, orientação e educação fiscal — explica a coordenadora do NAF, professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas.

Para o delegado da Receita Federal, Otto Maresch, o NAF em Campos Novos é uma forma de aumentar a capilaridade da Receita, já que o convênio fornece todo o suporte para que a universidade faça este atendimento junto à comunidade.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Ardinete Rover, relata que o projeto de extensão e pesquisa relativo ao NAF é uma forma de aproximação entre a Unoesc e a comunidade, de exercício da prática profissional do acadêmico de Ciências Contábeis e de desenvolvimento de estudos relativos à educação fiscal e cidadania.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.