Notícias Joaçaba Evento Inovação Tecnologia

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
18 de Maio de 2017

Além de recepcionar os 19 projetos que serão pré-incubados na Unoesc Joaçaba neste ano, a Agência de Gestão da Inovação e de Relações Institucionais (Agir) apresentou 6 das 14 ideias pré-incubadas no ano passado. O evento foi realizado no sábado, 13 de maio, e foi uma oportunidade para mostrar o plano de negócios e os resultados que esses empreendedores alcançaram nesse um ano de capacitação.

No encontro estiveram presentes, a diretora da Agir, Jéssica Romeiro Mota; o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba, Julio Cesar Ribeiro Lyra; a coordenadora da Área das Ciências das Humanidades da Unoesc e presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), Tania Durigon; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo do município de Joaçaba, Michel Carlesso Avila.

Em 2016, 14 projetos foram pré-incubados em Joaçaba e 8 em Chapecó. A diretora da Agir avaliou que o resultado das empresas pré-incubadas foi excepcional. Algumas ideias estarão agora na Incubadora Tecnológica de Luzerna, outras têm a perspectiva de instalação como uma empresa já nesse ano e há também aquelas que continuam no campo da pesquisa, mas com grandes chances de sucesso no mercado.

— O resultado foi e tem sido excepcional, porque o nosso objetivo é estimular a inovação e o empreendedorismo. Além disso, buscamos incentivar os nossos alunos, a comunidade interna e externa a ter ideias, a pensar que empreender é importante e não é tão difícil. A Unoesc fornecerá todo o apoio para isso, para que a nossa região realmente seja um polo de inovação e empreendedorismo — afirmou Jéssica Romeiro Mota.

O evento também foi uma oportunidade para convidar alguns empresários e membros da comunidade para conhecer as novas ideias e até quem sabe investir em algumas delas. Serão 10 residentes, que podem e devem usar a estrutura da universidade para desenvolvimento das suas ideias, e 9 não-residentes, que utilizarão a universidade apenas para as capacitações ou demandas pontuais. Em Chapecó serão 11 projetos pré-incubados, em 2017.

— A universidade vai oferecer toda a estrutura e apoio na capacitação para os pré-incubados, na próxima semana já começamos a orientação sobre o plano de negócio. Organizaremos oficinas e workshops, voltados ao desenvolvimento da ideia e verificaremos a estruturação da ideia e a viabilidade econômica, prática, jurídica e contábil de cada proposta — finalizou.

Pré-incubados de 2017 em Joaçaba

Autor Projeto Modalidade
Alessandra Meisterlin Escola internacional de ensino fundamental

Não residente