Notícias Chapecó Ensino Evento Mestrado

Mestrado e Doutorado em Administração promovem workshop sobre uso de ferramentas digitais

Por: Francielle Mafesoni dos Santos
francielle.santos@unoesc.edu.br
14 de Agosto de 2017

A quantidade de dados secundários disponível no IBGE é frequentemente requerida pelas atividades de pesquisa e planejamento. O acesso a estes dados, entretanto, requer habilidade e conhecimento para ser acessado de forma adequada e produtiva. Não é incomum, mesmo para pesquisadores experimentados, encontrar dificuldades para identificação, tratamento e operacionalização da enorme gama de informações disponíveis pelo Instituto.

Com intuído de conferir estas habilidades aos docentes e discentes, o Mestrado Profissional em Administração e o Doutorado em Administração da Unoesc, ofereceu, nesta sexta (04) e sábado (05) um Workshop sobre os usos das ferramentas digitais SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática), BME (Banco Multidimensional de Estatísticas) e ESTATCART (Sistema de Informações Georreferenciadas EstatCart).

O Workshop  foi ministrado pelo instrutor Wagner Silveira (IBGE-SP), foi oferecido com seis vagas para técnicos do Instituto que atuam na região do Oeste de Santa Catarina e 12 vagas para professores e alunos da Unoesc. Para a Sra. Sueni J. de Mello dos Santos, supervisora de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE no estado de Santa Catarina, o evento possibilitou aos técnicos do Instituto aprofundar conhecimento das ferramentas, para futura disseminação regional.

Para o coordenador do evento, prof. Silvio Santos Junior, a realização do workshop foi uma oportunidade para os docentes e discentes da Unoesc desenvolverem competências no trato de dados secundários para aprimorar suas pesquisas e consultorias. Segundo Silvio, outros eventos em parceria com o IBGE deverão ser realizados, visando aprofundar temas específicos disponíveis nestas bases.

*Texto Unoesc Chapecó