Notícias Evento Geral

Manifesto em defesa da Ciência, Educação e pesquisa é aprovado em encontro Nacional de Pró-reitores

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
06 de Dezembro de 2017

Na última Assembleia Geral do Fórum Nacional dos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) realizada no dia 23 de novembro em João Pessoa –PB, foi aprovado um Manifesto em defesa da Ciência, da Educação, da Universidade Brasileira e das Instituições de Ensino e pesquisa.

A Assembleia Geral fez parte do Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), evento que contou com a presença de gestores das instituições de ensino superior de todo o país e dos diversos segmentos que se dedicam regularmente à pesquisa, à inovação e à pós-graduação, além de gestores ministeriais, dirigentes das agências de fomento, pesquisadores e convidados. Representando a Unoesc participou o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Professor Fábio Lazzaroti.

Abaixo, na íntegra, o texto do manifesto.

CARTA DE JOÃO PESSOA

MANIFESTO À SOCIEDADE BRASILEIRA EM DEFESA DA CIENCIA, DA EDUCAÇÃO, DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E DE PESQUISA

Nenhuma nação do mundo conseguiu atingir o desenvolvimento sem uma associação direta e integrada ao avanço da ciência. O Brasil, que trilhava um caminho nesta direção nas últimas décadas e registrava indicadores sociais e econômicos cada vez mais promissores, assiste agora a inquietantes atuações e ameaças ao seu desenvolvimento futuro e à sua soberania nacional. Os recentes e impactantes cortes e contingenciamentos aplicados pelo governo federal e pelos governos estaduais aos recursos para a ciência, à educação e às instituições de ensino e de pesquisa - notadamente as universidades brasileiras - colocam em risco o desenvolvimento presente e futuro do Brasil. Os cortes e contingenciamentos implicam diretamente na estagnação ou retrocesso da pesquisa científica, no empobrecimento do conhecimento, no comprometimento da educação, na não-emancipação cidadã e na entrega das riquezas e dos valores nacionais aos interesses do mercado internacional. Significam, em última instância, no estabelecimento de uma sociedade atrasada e subserviente aos interesses externos e que perderá, indubitavelmente, sua identidade, sua autonomia e seu protagonismo na história mundial recente. Atentos a este contexto os Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, reunidos em João Pessoa (PB) no XXXIII ENPROP vem a público manifestar-se contra os cortes e os contingenciamentos aplicados pelos governo federal e estaduais à ciencia, à educação, às instituições de ensino e de pesquisa e às universidades brasileiras, e em defesa do investimento pleno de recursos para a manutenção, o desenvolvimento e a ampliação da pesquisa e da pós-graduação brasileira.

 

                                               ASSEMBLEIA GERAL DO FOPROP

Manifesto aprovado pela Assembleia Geral do FOPROP em 23 de novembro de 2017, em João Pessoa (PB).

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.