Notícias Videira Seminário

Curso de Engenharia Química realiza evento sobre versatilidade da profissão

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
19 de Maio de 2017

Durantes os dias 8 a 12 de maio foi realizado nas dependências da Unoesc Videira, o 4º Simpósio de Engenharia Química, com o tema a versatilidade da profissão. O evento contou com dois dias de palestras em que os acadêmicos e público externo puderam aprofundar seus conhecimentos nas áreas de processos térmicos, biodiesel e química forense, além de conhecer um pouco mais sobre as áreas profissionais e o perfil esperado pelo mercado de trabalho.

Nesse ano, conforme explica a professora Carla Suntti, coordenadora do curso, os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de mais oficinas técnicas. Foram ofertadas atividades na área de polímeros, tratamento de água, cinética química, microbiologia e investigação de drogas de abuso.

— Também conseguimos oferecer aos acadêmicos das fases mais adiantadas do curso, uma oficina sobre análise e caracterização de celulose e papel, ministrada pelo Sr. Moacir Minelli e o Sr. Valmir Balchak, colaboradores da empresa AXCHEM Brasil, a qual atua em todas as regiões do Brasil, atendendo principalmente as maiores indústrias de papel e celulose — reiterou a coordenadora.

Ela afirma que essas oficinas contribuem significativamente com a formação acadêmica, aprofundando as temáticas dentro da área de atuação do curso. A avaliação dos acadêmicos foi positiva, pois conseguiram correlacionar os conteúdos abordados na palestra de Química Forense, por exemplo, com a oficina de Investigação de Drogas de Abuso. Além disso, os acadêmicos puderam manter contato com profissionais que estão atuando no mercado de trabalho e que trouxeram informações relevantes sobre os setores apresentados.

— A participação destes profissionais em nosso simpósio tem contribuído e muito para a formação dos nossos estudantes — avalia.

Também foram realizadas visitas técnicas na região, sendo uma delas no Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (SIMAE) em Joaçaba, onde conheceram o processo de tratamento de água; e outra na Viposa SA em Caçador, para conhecer as várias operações unitárias vinculadas ao processo produtivo da empresa.

O Simpósio contou ainda neste ano com várias novidades e uma delas foi a apresentação cultural realizada pelos acadêmicos da 1ª fase do curso.

— Descobrimos que temos no curso, acadêmicos com habilidades musicais. Então aproveitamos a oportunidade para convidá-los a fazerem a abertura do evento, e os mesmos envolveram o público presente com músicas no estilo pop rock. Nosso objetivo com a semana acadêmica foi atingido, pois conseguimos proporcionar várias atividades diferenciadas para nossos estudantes, através de debate com os profissionais e um momento de descontração e interação entre as turmas — finalizou Carla Suntti.

O curso de Engenharia Química apresenta-se como uma grande oportunidade aos jovens da região, que buscam áreas de estudo voltadas aos setores metalmecânico, de celulose e papel, nuclear, automobilístico, combustíveis, indústria farmacêutica, alimentos, polímeros dentre outros.  Além disso, podem trabalhar com atividades voltada ao meio ambiente, pesquisas desenvolvimento de novos métodos e produtos, controle de qualidade, análises químicas, supervisão de equipes de trabalho entre outras.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.