Notícias Bolsa de Pesquisa

Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação divulga nota sobre redução de bolsas do CNPq

Por: Jessica Novello
jessica.novello@unoesc.edu.br
10 de Agosto de 2016

O Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) divulgou, recentemente, uma nota pública que trata sobre a defesa dos Programas Institucionais de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC-Af e PIBIC-EM) e Iniciação Tecnológica (PIBITI), destinados aos estudantes de graduação e de ensino médio. A maioria das instituições foi surpreendida com cortes e remanejamentos, apresentando redução entre 25 e 30% das bolsas concedidas no biênio anterior.  

Os resultados da chamada 2016-2018, publicados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), geraram indignação por parte da comunidade acadêmica. Tais cortes comprometem a base do processo de formação em pesquisa nas instituições, além de implicar, na prática, a redução de oportunidades e o desperdício de talentos.

Conforme consta na nota, o PIBIC é o programa mais antigo de bolsas de formação acadêmica do país, tendo cumprido, ao longo das décadas, um papel inquestionável na promoção da cultura da pesquisa na graduação. Também serve como estímulo aos jovens universitários, para prosseguirem em seus estudos de pós-graduação, assim como buscarem carreiras ligadas à pesquisa científica e tecnológica.

Diante desses fatos, a nota tem como finalidade solicitar ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para que o orçamento da pasta, particularmente do CNPq, seja recomposto. O Fórum considera que a política de cortes praticada representa um grave problema, por comprometer o presente e o futuro da ciência no Brasil.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.