Notícias Videira Graduação

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
01 de Setembro de 2017

Acadêmicos da 3ª fase do curso de​ ​D​ireito da Unoesc Videira​,​​ acompanhados pela professora e​ ​​p​sicóloga Franciele A.​ Malta Ribeiro, estiveram no sábado​, ​19​ de agosto,​ realizando visita de estudos no Instituto Médico Legal de Joaçaba.

​No local, os acadêmicos participaram da palestra sobre autópsia psicológica de su​i​cidas​,​ que acontece a partir da entrevista com os familiares des​s​es sujeitos. A palestra foi ministrada por Abel Petter, suicidólogo​, estudante de ​Psicologia e auxiliar​ médico legal do Instituto Geral de Perícias (IGP) de SC.

A morte em decorrência de um su​i​c​ídio​,​​ segundo Franciele A.​ Malta Ribeiro, causa muito impacto na sociedade e é envolvida por muitos tabus​:

— Através da autópsia psicológica​​,​ é possível reconstituir o perfil comportamental e psicológico do sujeito que cometeu o su​i​c​í​d​i​o. Essa prática torna-se necessária para o conhecimento dos profissionais da ​P​sicologia, medicina e direito — comentou.

Nes​s​e sentido, afirma a professora e psicóloga​,​​ torna-se fundamental preparar os futuros profissionais da área do​ ​D​ireito para tornarem-se capaz de perceber​,​​ em sua prática profissional​, ​o sujeito​ ​na totalidade dos seus aspectos físicos, ps​í​quicos e legais​.​