Notícias Videira Acessibilidade

Escola ​de Rio das Antas recebe estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
16 de Maio de 2017

Os​ acadêmicos Marco Antonio Bettu Kunze e Regiane Corrêa​,​ do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira, realizaram palestra sobre Desenvolvimento Sustentável para alunos  da Escola de Educação Básica Santos Anjos​,​ do município de Rio das Antas. O papel do Engenheiro na Sociedade, também fez parte da ação desenvolvida na primeira semana de maio por meio do projeto Educação Ambiental com a Engenharia.

O tema sustentabilidade, segundo o ex​-aluno da​quela​ ​e​scola e acadêmico​,​ Marco Antonio​,​ da 9ª fase do curso​,​ é muito relevante nos dias atuais, pois é um assunto que está cada vez mais difundido, ressaltando que desenvolvimento sustentável não se trata apenas de prevenção de impactos ambientais negativos e​,​ sim​,​ o desenvolvimento sustentado em três pilares: ambiental, social e econômico.

— Não podemos esquecer nossas origens e a oportunidade de voltar para falar sobre meio ambiente e a engenharia sanitária e ambiental foi de grande valia e gratidão​. Fomos muito bem recebidos pelos professores e alunos dessa escola  onde estudei até o 2º ano do ensino médio — avalia o acadêmico.

Para a acadêmica Regiane Corrêa, é importante estar nas escolas fortalecendo a conscientização ambiental dos jovens, para que possam ter mais qualidade de vida​:​

— Estar com estudantes do ensino médio foi uma experiência nova e muito ​valiosa, sendo compensador passar um pouco do que aprendemos para outros estudantes, que poderão​,​ futuramente​,​ ingressar na engenharia. Acho que sempre é possível melhorar o pensamento das pessoas em relação ao uso dos recursos naturais, de forma que possamos encontrar um equilibro entre a sociedade e o meio ambiente — conclui.

— Além de promover a educação ambiental com a realização das palestras​,​ queremos integrar o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental com a comunidade e difundir a gestão ambiental e, desta forma​,​ promover aumento da qualidade de vida da população — finaliza a coordenadora do projeto professora Marta Veronica Buss.