Notícias Xanxerê Inovação

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
13 de Março de 2018

Aconteceu na Unoesc Xanxerê, na sexta-feira (9), o lançamento da Pré-incubadora Tecnológica, que tem como objetivo estimular o conhecimento e empreender ideias inovadoras, dando apoio e promovendo o desenvolvimento de novos negócios.

Os projetos participantes são selecionados via edital e com entrada anual. Assim, podem participar a comunidade interna e externa da Universidade com projetos que se destacam pelo potencial e características de produtos ou serviços diferenciados dos que já se encontram no mercado.

Após serem classificados, os projetos pré-incubados passam por um ano de aperfeiçoamento, treinamento, capacitações, palestras, oficinas e orientações de profissionais de acordo com as características de cada projeto.

Na abertura do evento, a Diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Xanxerê, professora Marcieli Maccari, destacou que a Universidade está dando um grande passo para a inovação a partir da abertura da Pré-incubadora.

— Não basta ter ideias, elas precisam ser empreendidas. Aqui entra o papel da Universidade com a incubadora, oferecer apoio nas áreas administrativa, jurídica, contábil, de design e de marketing, visando aprimorar as ideias e dando a necessária viabilidade para inserção no mercado — destacou a professora Marcieli.

O Presidente da Fundação Unoesc e Vice-reitor da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo, citou a necessidade da busca de diferenciais para alcançar bons resultados.

— O mundo está em constante evolução e mudanças. Tudo em grande velocidade. Por isso, precisamos estar preparados, tendo a inovação como um fator de diferencial em todas as áreas do conhecimento. A Unoesc estimula estas iniciativas em seus acadêmicos ao iniciar a atividade da Pré-incubadora — afirmou o professor Genesio Téo.

Logo após a abertura oficial do evento, a professora Jéssica Romeiro Motta, Coordenadora da Agência de Inovação e Relações Institucionais da Unoesc (AGIR), proferiu palestra com o tema “Inovação e Oportunidades de Mercado”, destacando que o mundo está em convergência e neste cenário pequenas ideias podem virar grandes empreendimentos.

A professora ilustrou sua fala com cases e exemplos mundiais e locais, mostrando que para empreender é necessário vontade, persistência e conhecimento. Também apresentou o papel da AGIR e da Pré-incubadora, motivando os participantes a conhecerem e empreenderem suas ideias.

Para finalizar o evento, o acadêmico do curso de Administração da Unoesc Xanxerê, Thiago Soffiatti Souza, apresentou seu case que é destaque no programa Sinapse da Inovação em Santa Catarina. O seu projeto “Estimuladores para aves de corte” está entre as cem ideias inovadoras no Estado.

Thiago mostrou o quanto a persistência é fundamental para o empreendedorismo, salientando a necessidade do trabalho colaborativo e em equipe, a importância de aprender com os erros e aprimorar, bem como, as vantagens e benefícios das conquistas.

A Pré-incubadora vai funcionar no bloco F da Unoesc Xanxerê, junto ao Núcleo de Inovação e Design (NID).

*Com informações Prof. Karina Tissiani, coordenadora da Pré-incubadora da Unoesc Xanxerê.