Notícias Joaçaba Ensino

Cursos da Unoesc conquistam excelentes resultados nos indicadores de qualidade da Educação Superior

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
05 de Dezembro de 2017

Os resultados dos indicadores de qualidade da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), apontam os cursos de Fisioterapia (Joaçaba), Odontologia (Joaçaba) e Medicina (Joaçaba) como os melhores de Santa Catarina. Já os cursos de Enfermagem (Joaçaba) e Educação Física (Chapecó) ocupam a segunda colocação estadual.

Os resultados consideram o Conceito Enade, o IDD - Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, o CPC - Conceito Preliminar de Curso e o IGC - Índice Geral de Cursos que recebem uma nota padronizada contínua, de 1 a 5. Participaram no ano de 2016 os cursos da Área das Ciências da Vida e Ciências Agrárias.

No Enade 2016, 40% dos cursos da Unoesc obtiveram conceito 4. O destaque foi o curso de Fisioterapia (Joaçaba) que obteve conceito máximo (5).  Na avaliação do IDD 63% dos cursos da Unoesc obtiveram o conceito entre a faixa 4 e 5 e com relação ao CPC, 50% dos cursos da Unoesc obtiveram conceito final 4.

Os Destaques

O curso de Odontologia da Unoesc Joaçaba ficou com o melhor conceito do Estado  e no Brasil, entre os 206 cursos avaliados pelo Enade 2016, ficou com o 10º melhor resultado.

Já curso de Medicina (Joaçaba) também se destacou com o melhor resultado no Estado de Santa Catarina. No âmbito nacional está entre as 20 melhores notas de 177 cursos avaliados, ficando à frente de Universidades como a UFSC.

O curso de Fisioterapia (Joaçaba) obteve a melhor conceito no Estado de Santa Catarina e também se destacou nacionalmente ficando entre os 25 melhores conceitos dos 466 cursos avaliados.

A graduação de Enfermagem, (Joaçaba) ficou com a segunda melhor nota em Santa Catarina, dentre 23 cursos avaliados. No Brasil, dentre os 732 cursos avaliados, ficou entre as 50 melhores notas.

Outro destaque foi o curso de Educação Física – bacharelado (Chapecó), que ficou com a segunda melhor nota em Santa Catarina e nacionalmente, ficou entre os 55 melhores conceitos de 392 cursos avaliados.

— O grande desafio para esses cursos daqui para frente é manter tais índices de qualidade e buscar a excelência —  afirmou o coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Unoesc, Luiz Carlos Lückmann.

No Índice Geral de Cursos – IGC, indicador de qualidade que avalia as Instituições de Ensino Superior, a Unoesc obteve um crescimento de 3,69% em comparação com o resultado de 2015.