Notícias Campos Novos Graduação

Curso de Pedagogia promove palestras e oficinas para acadêmicos e magistério estadual

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
31 de Agosto de 2017

De 14 a 17 de agosto, a Unoesc Campos Novos realizou a 6ª Semana Acadêmica de Pedagogia. O evento, que teve como tema “Pedagogia da sustentabilidade, da humanização e da transformação”, reuniu 120 participantes, entre eles acadêmicos e professores da Unoesc, diretores, alunos e professores do magistério da escola Paulo Blasi, a secretária municipal de Educação e Cultura, Juvilde Gonçalves Padilha, e a gerente de Educação da 8ª ADR, Patrícia Tomazoni Pelentir.

A palestra de abertura sobre sustentabilidade e educação ambiental foi ministrada pelo pró-reitor de Graduação da Unoesc, Ricardo Marcelo de Menezes. No dia seguinte, ocorreu uma mesa-redonda sobre aquecimento global, sustentabilidade no pilar da economia e o surgimento da sustentabilidade e sua importância. No dia 16, foram realizadas as sete oficinas que estavam previstas na programação, e para encerrar o evento, o curso de Pedagogia promoveu a palestra “Neurociência aplicada a educação, contribuições pedagógicas”, com o professor Israel Boniek Gonçalves.

— O evento foi sensacional, o tema trabalhado foi muito pertinente e atual, mostrou as correlações econômicas, políticas, sociais, culturais e ecológicas do mundo de forma muito clara e real.  A organização foi excelente proporcionou de maneira agradável o entendimento sobre o assunto e a articulação com outros cursos, que é fundamental para se alcançar uma unidade — avaliou a professora Iara Castegnaro.

A professora Hingrith Vanessa Rhoden participou como ouvinte da mesa-redonda e da oficina sobre a ferramenta “Prezi”, com o professor Diego Gadler. Ela apreciou a maneira como foi organizada a discussão, bem como a temática abordada, e ficou satisfeita com a oficina, que despertou a vontade de utilizar a ferramenta em suas aulas.

— Pensar em sustentabilidade precisa ser algo feito com a junção de diversas áreas e profissionais. Além disso, suas implicações econômicas e sociais precisam ser observadas dentro e fora de nossas escolas. Sobre a oficina, fiquei muito feliz em participar e desejo explorar bastante os recursos do Prezi — destacou a professora Hingrith Vanessa Rhoden.

A estudante da 4ª fase de Pedagogia, Josiane Cristina Goncalves Batista, afirmou que o evento foi de grande aprendizado, permitiu refletir sobre as práticas do cotidiano e incentivou a mudança de hábitos danosos, começando por cada indivíduo e, posteriormente, levando essas ações para a sala de aula e multiplicando essas novas ideias.

— Sustentabilidade não é somente criar um projeto a curto prazo ou só reciclar, sustentabilidade é emancipar, e desconheço melhor forma de emancipar do que pela educação — declarou a acadêmica Josiane.

A acadêmica da 8ª fase, Alexandra Romano, também avaliou positivamente as palestras, e ressaltou que a conscientização sobre o tema é fundamental para o meio educacional. Por último, a coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc Campos Novos, professora Juliane Brogliato Albuquerque, agradeceu a todos os que se fizeram presentes e àqueles que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso do evento.