Notícias São Miguel do Oeste Palestra

Curso de Medicina Veterinária participa da Semana de Proteção dos Animais

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
10 de Outubro de 2017

O curso de Medicina Veterinária da Unoesc São Miguel do Oeste participou da Semana de Proteção dos Animais de Campo Erê, realizada do dia 3 ao dia 7 deste mês, no município. Durante o evento, a coordenadora do curso, professora Daniele Cristine Beuron, ministrou a palestra "Controle populacional de cães e gatos e a posse responsável: um problema de saúde pública".

— Levamos informações sobre a importância de parcerias entre Universidade e o poder público para a viabilização de procedimentos e do controle populacional de cães e gatos, prestando assim um serviço de saúde pública — destaca a professora.

Daniele afirma que a castração é uma ferramenta importante para o controle populacional desses animais, mas não é a solução. Ela acrescenta que é preciso ter conscientização da população; educação sanitária; projetos de chipagem e identificação; políticas públicas que permitam o desenvolvimento e financiamento das castrações; criação de centros de zoonoses e leis mais severas para punir as pessoas que abandonam e maltratam animais.

— O abandono contribui para aumentar os casos de zoonoses e o número de cães e gatos soltos nas ruas se reproduzindo de forma descontrolada; o risco de mordeduras, o contato direto com outros animais e pessoas. Além disso, o sangue, a urina e as fezes dos animais doentes aumentam a transmissão e a propagação de doenças — finaliza Daniele Beuron. 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.