Notícias Videira Graduação

Curso de Farmácia marca presença em evento na capital do estado

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
18 de Maio de 2017

Acadêmicos da​s​ 3ª, 5ª e 7ª fases do curso de Farmácia da Unoesc Videira participaram​,​ no dia 13 de maio​,​ em Florianópolis​,​ do ​c​urso de Química Forense​,​ que trabalhou o tema ​"A​ Importância da Química na Criminalística". Organizado pela RENOVA Cursos School, contou com a presença de Mauro Renault Menezes​ — Engenheiro Químico e Perito Criminal, do Núcleo de Química junto ao Instituto de Criminalística - SP (Superintendência da Polícia Técnica Científica - SSP/SP).

A participação no evento​,​ segundo o professor João Ronaldo Ferreira​,​ que acompanhou a turma, buscou aprimorar o conhecimento dos acadêmicos de ​Farmácia da Unoesc Videira, a fim de que es​s​es possam ao ampliar o seu campo de atuação, vislumbrar futuros concursos públicos para a admissão de profissionais para atuar como perito na química forense, realizando trabalho técnico que busca desvendar as pistas deixadas nas cenas dos crimes.

Para isso, a formação do farmacêutico​proporciona embasamento técnico, nos casos em que se necessita da análise técnico-científica para investigar indícios e levantar provas criminais, as quais possam ser identificadas através da tecnologia aplicada, com recursos operacionais como a Cromatografia Gasosa e Líquida, Espectrofotometria, Ressonância Magnética e demais reações químicas ​de  identificação pericial.

— Ao participarem do evento, os acadêmicos tiveram a oportunidade de complementar os conhecimentos já adquiridos na sua formação acadêmica, conhecendo novas técnicas laboratoriais e aplicação des​s​as, a serviço do poder público e jurídico, requisitos mínimos para atuar em um campo profissional bastante promissor da química forense, mergulhando​,​ assim, nas diferentes formas de aprendizado — completou João Ronaldo.

O curso contou com a presença de estudantes e profissionais das áreas de Farmácia e Bioquímica; Química, Ciências Biológicas, Biomedicina, Biotecnologia, Enfermagem, Medicina, Direito e demais interessados.