Notícias Joaçaba Graduação

Curso de Ciências Biológicas recebe conceito 4 na Avaliação do MEC

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
06 de Março de 2018

O curso de Ciências Biológicas da Unoesc Joaçaba recebeu conceito 4, na avaliação do MEC. O conceito foi obtido após a visita de uma comissão de avaliação nos dias 19 e 20 de fevereiro e representa o reconhecimento da qualidade do curso colocando-o entre os melhores cursos de bacharelado em Ciências Biológicas do país.

Nos dois dias de visita, foram avaliados: a estrutura de laboratórios, bibliotecas, órgãos de apoio, coordenação do curso, quadro de professores, publicações realizadas pelos professores, bem como, as atividades de extensão. Também foram avaliados, o atendimento aos requisitos legais, matriz curricular e o projeto pedagógico do curso. A comissão manteve reuniões com o corpo docente e discente para captar as perspectivas dos professores e alunos, além de avaliar a Comissão Própria de Avaliação e os relatórios por ela gerados a respeito da satisfação dos alunos e da comunidade sobre a graduação de Ciências Biológicas.

De acordo com o coordenador do curso, professor, Roberto Degenhardt, a nota obtida é decorrente de todo investimento em capital humano e físico que a Unoesc está fazendo desde a implantação do curso em Joaçaba no ano de 2004. E principalmente, do trabalho de todos os professores e colaboradores para garantir um ensino de qualidade no interior do Estado de Santa Catarina.

— A comissão teve uma ótima impressão sobre a estrutura do curso, tanto física como humana. Segundo os professores avaliadores, nossos laboratórios e estrutura física, em nada deixam a desejar, quando comparados com os laboratórios de universidades públicas e privadas de centros maiores. Os projetos de pesquisa e as atividades de extensão realizados pelos professores e alunos foram muito bem avaliados, demonstrando a importância dessas iniciativas para a comunidade da região e para a universidade. Já a titulação do corpo docente e o regime de trabalho em tempo integral e parcial da equipe foram outros pontos bem avaliados — comentou o coordenador do curso.

O curso de Ciências Biológicas de Joaçaba encontra-se em um ponto estratégico do estado de Santa Catarina, pois, atende um raio de 80 km em torno de Joaçaba, constituindo-se em uma alternativa de qualidade para os jovens da região que desejam se tornar biólogos. Outro ponto de destaque, indicado pelos avaliadores, foi a possibilidade de os alunos realizarem atividades de campo dentro do próprio espaço físico do campus, já que, em muitos centros urbanos as áreas de vegetação nativa ou em recuperação, como a disponível na Unoesc Joaçaba, é rara. 

Diante da nota atribuída o coordenador ressalta:

— A principal expectativa é o crescimento e melhoria contínua do curso, atendendo a demanda de formação na região. O principal desafio é obter da população do Vale do Rio do Peixe e regiões vizinhas o reconhecimento de que não é necessário deixar a região para buscar uma formação universitária de qualidade, em universidades do litoral ou em outros estados. É provocar, justamente, um fluxo contrário de estudantes, demonstrando aos jovens de outras regiões que temos aqui em Joaçaba, um curso de excelência em Ciências Biológicas — finalizou.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.