Notícias Videira Acessibilidade

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
09 de Agosto de 2018

Acadêmicos da Unoesc Videira receberam, nesta semana, a visita do chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Videira, Antonio Carlos Zucoloto Junior. Ele esteve em todas as salas de aula, para esclarecer sobre o programa "Mesário Universitário" implantado pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina, que oferece horas de atividades extracurriculares para o estudante que atuar como mesário, ou em outras funções, no dia da eleição, que neste ano ocorre em 07 de outubro.

A parceria foi celebrada por meio de convênio firmado entre a Unoesc Videira e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, o qual estabelece que o estudante cadastrado chamado para atuar no dia do pleito terá a validação dos trabalhos prestados à justiça eleitoral em horas de atividades extracurriculares.

O convênio entende como trabalho eleitoral, a atuação no dia da eleição como presidente de mesa, secretário, mesário e volante, apurador, delegado de prédio, auxiliar de secretaria, motorista e auxiliar de serviços gerais.

Para delegado de prédio será fornecido certificado de 13 horas, para mesário de 10 horas, motoristas e auxiliar de serviço eleitoral  8 horas, auxiliar de secretaria 6 horas, e para apurador, 4 horas.

O convênio prevê, no entanto, que não poderão ser chamados para atuar no serviço eleitoral, os alunos que forem candidatos ou parentes de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, autoridades e agentes policiais, servidores no desempenho de cargos de confiança, servidores que pertençam ao serviço eleitoral e eleitores menores de 18 anos.

Para o vice-reitor da Unoesc Videira, professor Ildo Fabris, a parceria se reveste de grande importância, quando a universidade contribui com o processo de formação cidadã de seus acadêmicos e, da mesma forma, contribui para efetivação eficiente do processo eleitoral.

— A Unoesc procura de todas as formas estar inserida e atuante na sociedade, colaborando naquilo que é de interesse comum e, assim como o TRE, a instituição vem firmando parcerias com outros órgãos públicos e privados, mostrando que faz parte da comunidade, integrando-se em projetos que visem ao bem de todos — finaliza o vice-reitor.