Notícias Chapecó Graduação

Conhecimento e troca de experiências marcam início do ano letivo na Universidade da Melhor Idade

Por: Francielle Mafesoni dos Santos
francielle.santos@unoesc.edu.br
09 de Março de 2018

A recepção aos 52 alunos matriculados na UMIC – Universidade da Melhor Idade aconteceu nesta terça-feira (06) na Unoesc Chapecó. Estiveram presentes a Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, Professor Celso Paulo Costa, Diretor de Graduação, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão; Professora Ana Márica Debiasi, Gerente Administrativa da Unoesc; Clóvis Marinello, Gerente de Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social, Sandra Maria Toffolo, Coordenadora da UMIC, alunos e professores da UMIC.

A UMIC iniciou suas atividades em 2011 e é um projeto desenvolvido em parceria com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Unoesc Chapecó. Em 2018 a UMIC está em sua 5ª turma de Extensão (com duração de 02 anos). As aulas acontecem nas terças e quintas-feira, das 13h45 às 17 horas, com atividades teóricas e práticas, buscando a valorização dos idosos.

Quando foi convidado pela esposa Maria Luiza para participar da UMIC, Edemar Luiz Magro de 73 anos resistiu ao convite, pensando  que seria como nos cursos tradicionais.

— Participando percebi que não era isso. Aqui passamos por uma reciclagem na cabeça que estava ficando enferrujada, aprendemos coisas modernas e atuais que nos faz ter uma vida mais feliz com a família, amigos e com a sociedade”, comentou.

Magro é formado há 40 anos em Administração de Empresas e atuou durante mais de 50 anos em frigoríficos em Chapecó e na região. Ele afirma que os professores da UMIC são de excelente qualidade, todos preparados e que acrescentam muito na vida dos alunos. Ele explica concluirá o curso no final de 2018, mas já está pensando na especialização.

Outra aluna da UMIC é Neusa Baldissera. Ela tem 67 anos e há três estava se organizando para frequentar as aulas.

— Minhas amigas e conhecidas falavam muito bem da universidade e estou muito feliz em poder começar a frequentar as aulas. Trabalho durante meio período como Secretaria e renovar os conhecimentos na universidade será muito importante para minha profissão e também pessoalmente, pois sempre se aprende mais — finalizou.

O papel da Universidade é de levar conhecimento e promover momentos de integração ao público acadêmico. As atividades da UMIC fazem parte do Programa Educação ao Longo da Vida.

*Texto Umic Chapecó