Notícias São Miguel do Oeste Fórum

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
13 de Julho de 2017

O 1º Congresso de Educação: Escola e Educação em Tempos de Mudança inicia, nesta semana, no Centro Cultural da Unoesc São Miguel do Oeste.  Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Giovana Di Domênico Silva, estão confirmados 800 profissionais da educação e acadêmicos na quinta-feira (20) e sexta-feira (21).

O Congresso tem o objetivo de promover a compreensão dos desafios atuais em educação; analisar os rumos e horizontes da escola, refletindo sobre a sua finalidade; além de refletir sobre o significado da escola nos processos educativos em tempos de mudança.

— A escola, um importante espaço de formação, emerge como um dos grandes desafios, para além do puro ensinar e aprender. Nesse sentido, quais valores, práticas, processos educativos poderiam conduzir suas ações, seu ser escola? Essas questões se configuram como desafios a serem debatidos no Congresso — destaca a professora Giovana Maria di Domênico da Silva.

O evento terá seis eixos temáticos: experiências formativas na Educação Básica; formação de professores; gestão escolar; educação e inclusão; educação e ambiente e o uso das tecnologias na educação.

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia do evento, às 9h, a Unoesc receberá o professor doutor Walter Frantz para a conferência "Em que mundo vivemos e que sociedade queremos? Qual o lugar da escola e da educação?". À tarde, a partir das 13h30, o público poderá participar da conferência "Educar na infância em tempos de mudanças", com a professora doutora Eloisa Candal Rocha. Logo após, às 15h45, iniciará a conferência "Escola e linguagem em tempos de mudança" com a presença do professor doutor Ireno Berticelli.

Durante a manhã do dia 21, o público poderá participar de 17 oficinas, que abordam diversas temáticas. A primeira conferência da tarde, "Reinventar a educação democrática na escola e na formação de professores", iniciará às 13h15 com o professor da Universidade do Minho de Portugal (UMinho), doutor Fernando Silva Ferreira. Para encerrar o evento, a Unoesc receberá, às 15h15, o idealizador da Escola da Ponte em Portugal, o professor doutor José Francisco de Almeida Pacheco, para falar sobre "Comunidades de aprendizagem: outras perspectivas educacionais".

Além das oficinas e conferências, nos dois dias serão realizadas apresentações culturais, mostras de trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Feira do Livro e exposições de pôsteres.

— O evento é uma oportunidade de diálogo sobre o contexto contemporâneo da escola e da educação, possibilitando a reflexão e a construção de alternativas pedagógicas que visam qualificar o processo educativo — finaliza a professora Giovana Di Domênico.