Notícias Pesquisa

CNPq solicita atualização de dados dos grupos de pesquisa

Por: Jessica Novello
jessica.novello@unoesc.edu.br
23 de Agosto de 2016

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do presidente Hernan Chaimovich, encaminhou um ofício às instituições referente ao início do Censo 2016 do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP). Para participarem, é fundamental que os grupos de pesquisa da Unoesc atualizem seus dados na plataforma.  

A orientação é que os líderes efetuam a atualização da forma mais completa possível, excluindo grupos inativos, pesquisadores ou estudantes que não participem mais, incluindo novos participantes, atualizando as linhas de pesquisa e as instituições parceiras, bem como cadastrando os novos grupos.

Além dos dados da revisão do grupo, é necessária a atualização dos Currículos Lattes de todos os pesquisadores, estudantes e técnicos participantes, pois deles são extraídos dados da formação acadêmica e da produção científica, tecnológica e artística dos participantes, assim como outras informações. É importante ressaltar que os grupos que estiverem “certificados”, mas com a chancela de “não atualizado” ou “em preenchimento”, não participarão do Censo.

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc solicita que as atualizações sejam efetuadas até o dia 26 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3551-2012. 

Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa

O DPG constitui-se no registro dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no país. Os sensos são bienais e realizados com o objetivo de delinear a atividade de pesquisa no Brasil.

Informações quantitativas sobre os grupos de pesquisa em suas diversas dimensões, as linhas de pesquisa em andamento, as especialidades do conhecimento, os setores de aplicação envolvidos, a produção científica, tecnológica e artística e as parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo as empresas do setor produtivo, são algumas das informações apresentadas por meio dos sensos. 

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.