Notícias Joaçaba Mestrado

Por: Cristina De Marco
cristina.demarco@unoesc.edu.br
12 de Março de 2018

Ciência e inovação foram os temas centrais da aula magna do curso de Mestrado em Biociência e Saúde, promovida na noite de quinta-feira (08), no auditório Afonso Dresch, na Unoesc, em Joaçaba. As palestras foram acompanhadas pelos alunos de graduação dos cursos de enfermagem, medicina, psicologia, fisioterapia, ciências biológicas, odontologia, educação física e do curso técnico de enfermagem.

Os novos alunos receberam as boas vindas do Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do campus, professor Júlio Lyra, além do coordenador do curso, professor Jovani Antonio Steffani e da Diretora da Agência de Inovação e Relações Institucionais – AGIR, professora Jéssica Romeiro Mota.

O professor Jovani lembra que nós usufruímos de produtos resultado da ciência e da tecnologia antes mesmo de nascermos. Dá exemplos como a ultrassonografia, a fotografia, o áudio que sai do microfone, a energia elétrica, o automóvel, a internet, a roupa e outros.

— Inovação e tecnologia na saúde são um caminho sem volta — alerta.

Antes da sua fala, a professora Jéssica mostrava um vídeo que retratava a inteligência artificial. Start ups, aplicativos, softwares, veículos autodirigíeis. De acordo com o audiovisual, muitos negócios vão se transformar e outros vão sumir. E questionava sobre as oportunidades que teremos no futuro.

A diretora da AGIR retratou a inovação e a tecnologia na área da saúde e começou alertando para a quarta Revolução Industrial, que é a fase da humanidade em que estamos vivendo.

— Temos que entender o momento que a gente vive e como a tecnologia vai impactar nas nossas vidas. Hoje a gente fala em direito ao esquecimento porque as redes sociais, a internet perpetua tudo o que nós registramos — alerta.

Jéssica relata casos de sucesso que nasceram na incubadora da Unoesc e faz os alunos e professores dos cursos da Área da Saúde presentes à aula refletirem sobre a importância da pesquisa, incentivando a todos a serem ousados e criativos, pensarem e proporem projetos para transformarem a vida de cada um e de todos.

Na sequência, o a Coord. Administrativa do Centro de Pesquisa em Microgravidade — MigroG, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), professora Michele dos Santos Gomes da Rosa abordou o tema “Telemedicina e Telessaúde: avanços e desafios nos serviços de saúde”.

Michele explica como os alunos, na PUC, utilizam a tecnologia, com a ajuda de um professor, para inovar e transformar a inovação em teses, dissertações e negócios. As suas ideias, a seguir, são sempre patenteadas.