Notícias Xanxerê Mestrado

Unoesc Xanxerê oferece Mestrado em Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades

Por: Ulisses Junior Longhi
ulisses.longhi@unoesc.edu.br
08 de Março de 2017

O Mestrado Acadêmico em Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades, oferecido pela Unoesc Xanxerê, encerra suas inscrições no próximo dia 20 de março. Os interessados devem observar o Edital n. 78/UNOESC-R/2016.

As inscrições são para o preenchimento de 10 vagas, e estão aptos a cursar o novo Mestrado portadores de diploma de curso de graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Ciências Biológicas e áreas afins, com validade nacional.

A inscrição, que custa 100 reais, deverá ser efetuada exclusivamente em formulário-padrão, disponível no site da Unoesc. Importante observar que a efetivação da inscrição ocorrerá somente após o pagamento, em qualquer agência bancária, do boleto da taxa de inscrição, o qual será gerado automaticamente após o procedimento de inscrição.

A homologação das inscrições estará disponível a partir do dia 23 de março de 2017, no site da Unoesc e na Secretaria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Xanxerê.

O Mestrado Acadêmico em Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades contempla duas linhas de pesquisa (Sanidade e Medicina Veterinária Preventiva; e Manejo e Produção Animal) e é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Seleção

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas.

A primeira etapa envolverá uma prova escrita (eliminatória), que será realizada no dia 27 de março de 2017, das 8 horas às 12 horas, observando-se que os candidatos deverão chegar 30 minutos antes do início da prova. O resultado da primeira etapa será divulgado em 31 de março de 2017; juntamente com a relação dos candidatos aprovados nesta etapa, constará o horário e data para a realização da arguição da produção intelectual.

A segunda etapa (classificatória) será realizada apenas com os candidatos aprovados na etapa anterior e envolverá arguição da produção intelectual e análise do Currículo Lattes, sendo realizada dos dias 03 a 05 de abril de 2017. A relação dos aprovados na segunda etapa será divulgada a partir do dia 11 de abril de 2017.

A matrícula dos candidatos aprovados será efetuada entre os dias 17 a 19 de abril de 2017, no site da Unoesc, e as aulas iniciarão em 24 de abril de 2017, seguindo o calendário do curso. Com isso, a perspectiva é formar os primeiros mestres no primeiro semestre de 2019.

Fortalecimento da graduação

O novo curso surge para atender a um importante anseio regional.

Segundo o coordenador do Mestrado Acadêmico em Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades, professor Alexandre Alberto Tonin, o novo Mestrado se diferencia de muitos outros programas de Pós-graduação stricto sensu por apresentar uma proposta direcionada para a realidade socioeconômica regional.

— Poderemos estar contribuindo ainda mais para fortalecer nosso setor primário, produzindo ciência com foco nas características produtivas da nossa região. Esperamos, assim, tornarmo-nos modelos de pesquisa, e que estas pesquisas sejam passíveis de serem aplicadas em pequenas propriedades, contribuindo para avançar ainda mais em tecnologia, sanidade e produção. Valorizando nossa característica regional e modelo de produção, esperamos também estar contribuindo para redução da evasão de egressos e produtores do campo — destaca.

Nesse sentido, a Capes, para aprovar o Mestrado, considerou o nível de excelência oferecido pelo campus de Xanxerê em quatro diferentes aspectos: estrutura laboratorial, corpo docente, produção científica e ensino.

Mais informações e orientações sobre o Mestrado podem ser obtidas através dos e-mails: ppgspa@unoesc.edu.br, alexandre.tonin@unoesc.edu.br ou sergio.machado@unoesc.edu.br.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.