Notícias Joaçaba Inserção Social

Bolsistas de Engenharia Civil montam horta na Casa de Acolhida Coração de Rua em Herval d´Oeste

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
10 de Agosto de 2017

Os bolsistas do Artigo 170 do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba estiveram envolvidos com o projeto de extensão “Hortas orgânicas”. A atividade, que contou a orientação da coordenadora do curso, Angela Zamboni Piovesan, foi realizada em maio e junho, e teve o objetivo de desenvolver toda a estrutura de uma horta na Casa de Acolhida “Coração de Rua”, em Herval d´Oeste.

Segundo a professora Angela, os acadêmicos participaram de todo o processo, desde a montagem e preparação da horta, até o plantio. Na primeira etapa foi realizada a preparação do terreno, e na semana seguinte, houve a execução da horta.

— Ao longo deste processo, foram levados os corpos de prova de concreto rompidos pelo Laboratório de Materiais, que são materiais de descarte. Após a fixação dos corpos de prova e delimitação dos canteiros, os moradores da Casa fizeram a colocação de terra e adubos nos canteiros — relatou a coordenadora do projeto.

Posteriormente, os estudantes tiveram uma aula sobre compostagem e plantio de mudas de hortaliças e temperos, com as professoras do curso de Ciências Biológicas, Fernanda Maurer D´Agostini e Marcelina Mezzomo Debiasi. Durante essa etapa, eles aprenderam como plantar as mudas de maneira correta, e conseguiram repassar informações importantes sobre a manutenção da horta aos moradores da Casa de Acolhida.

A professora Angela ressaltou também que as mudas de hortaliças e temperos foram doadas pela empresa Flores Facin de Luzerna, e as mudas de chás foram produzidas e doadas pelo curso de Ciências Biológicas da Unoesc Joaçaba.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.