Notícias Joaçaba São Miguel do Oeste Xanxerê Extensão

Alunos do Proesde conhecem experiências de promoção do desenvolvimento regional

Por: Dhébora Santiago
dhebora.santiago@unoesc.edu.br
01 de Setembro de 2017

Nos dias 18 e 19 de agosto, um grupo formado por 92 pessoas, professores e alunos do Curso de Extensão em Desenvolvimento Regional da Unoesc participaram de uma viagem de estudos à Serra Gaúcha, com o objetivo de conhecer experiências que promoveram o desenvolvimento regional.

O grupo composto pelas turmas de Joaçaba, Xanxerê e São Miguel do Oeste, conheceu em Bento Gonçalves, a Cooperativa Vinícola Aurora, fundada em 1931 que reúne 1.100 famílias e hoje é o maior empreendimento do gênero no Brasil. Também em Bento o grupo conheceu o espetáculo cultural Epopeia Italiana e a Associação Caminhos de Pedra, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural. O roteiro possui 15 pontos de visitação.

O segundo dia de visitas ocorreu em Gramado, onde os alunos conheceram o Projeto Tour o Quatrilho, formado por família de agricultores que oferecem uma série de serviços como produtos coloniais e alimentação típica.

Conforme a coordenadora Institucional do Proesde, doutora Tânia Nodari, conhecer este empreendimento para os alunos é muito importante, pois vivenciaram as teorias colocadas em sala de aula. Também é relevante porque conhecendo outras realidades poderão se inspirar para aplicarem os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de projetos adequado à realidade regional.

O Curso de Extensão em Desenvolvimento Regional se insere no contexto do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional que consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à articulação da melhoria do ensino de graduação ao processo de desenvolvimento socioeconômico das áreas de abrangência das Secretarias de Desenvolvimento Regional.

A Unoesc participa do Proesde desde 2014 e nestes anos o Programa envolveu 537 alunos, sendo que em 2017 são 94 alunos de diversos cursos de graduação, de Joaçaba, Campos Novos e Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Maravilha, Itapiranga e Dionísio Cerqueira.

Texto: Área das Ciências das Humanidades (ACH)