Notícias Joaçaba Especialização Extensão

Alunos de Pós-Graduação em Administração Financeira conhecem na prática Mecanismos de Gestão

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
11 de Outubro de 2017

Os alunos do curso de Pós-Graduação em Administração Financeira da Unoesc de Joaçaba, acompanhados do Coordenador e Professor Marcio Roberto Piccoli, realizaram nos dias 06 e 07 de outubro uma visita técnica à empresa Torfresma Industrial de São Miguel do Oeste e ao Porto Seco da Receita Federal em Dionísio Cerqueira.

A visita técnica faz parte da grade curricular do curso e teve por finalidade proporcionar aos alunos pós-graduandos a oportunidade de vivenciar na prática mecanismos de gestão financeira, aliando a teoria abordada em sala de aula com as experiências apresentadas por empresas de sucesso.

A Torfresma Industrial de São Miguel do Oeste, está no mercado há aproximadamente 25 anos e atua fornecendo máquinas, equipamentos de automação e robótica principalmente para o setor frigorífico. O setor de automação e robótica da empresa oferece aos clientes soluções em paletização robotizada, encaixotamento automático, industrializados, sistemas de higienização e transportes inteligentes.

Durante a visita, foi possível identificar na empresa, a visão empreendedora do empresário Claudimar Bortolin, que conta com o Planejamento de Recursos Empresariais - ERP (Enterprise Resource Planning), criado a fim de proporcionar ao gestor toda a segurança na tomada de decisões. Através dele, o empresário consegue a partir do celular, consultar em tempo real as informações financeiras necessárias para sua gestão. Os alunos tiveram também a oportunidade de visitar todo o processo industrial das máquinas e equipamentos da empresa, bem como, uma demonstração/teste do robô fabricado pela Torfresma Industrial.

Na visita ao Porto Seco da Receita Federal, em Dionísio Cerqueira, os alunos conheceram como se dá o desembaraço aduaneiro nas importações e exportações Brasil/Argentina e a importância que tem a carga tributária na gestão financeira das empresas.

*Texto curso Pós-Graduação em Administração Financeira