Notícias Xanxerê Estudante

Acadêmicos visitam empresa de reciclagem de plástico

Por: Ulisses Junior Longhi
ulisses.longhi@unoesc.edu.br
31 de Maio de 2017

Os acadêmicos da 7ª fase do curso de Design, da Unoesc Xanxerê, visitaram a empresa Alcaplás. A atividade ocorreu durante o componente curricular Design e Sustentabilidade, ministrado pela professora Caciara Maciel.

A Alcaplás é uma empresa destaque no quesito sustentabilidade, reaproveitando materiais plásticos e transformando-os em produtos de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico e ambiental. Nesse sentido, durante a visita, os acadêmicos puderam acompanhar o processo de reciclagem, desde a chegada da matéria-prima no pátio de produção até o resultado final, que são produtos como resinas plásticas, bobinas para indústrias, embalagens, sacos para lixo, entre outros.

Segundo a professora Caciara, a sustentabilidade no curso de Design é um fator determinante para a inovação e qualidade dos produtos e/ou marcas que são desenvolvidos.

— Torna-se cada vez mais importante atender aos critérios de bem-estar social, eficiência econômica e qualidade ambiental — analisa.

Para a acadêmica Dalila Olsson, a visita foi de grande conhecimento, pois, em sala de aula, foram vistos vários tipos de materiais, como o plástico, e, durante a visita técnica, foi possível compreender melhor o seu processo de reciclagem e ter consciência sobre ações simples do cotidiano, como, por exemplo, a separação do lixo nas residências.

— Temos de ter esse pensamento como futuros designers. Afinal, somos profissionais que resolvem problemas do dia a dia, e a utilização de matéria-prima renovável ou reciclável é a base para o desenvolvimento sustentável — avalia.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.