Notícias São Miguel do Oeste Graduação

Acadêmicos participam de palestra sobre Programa de Prevenção às Deficiências da APAE

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
14 de Junho de 2017

Os estudantes de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste participaram, neste semestre, da palestra sobre o Programa de Prevenção às Deficiências da APAE de São Miguel do Oeste. A palestra foi ministrada pela psicóloga Juliana Camini e pela assistente social da APAE, Marisete Camini.  O Programa foi reconhecido como um dos melhores do Estado em 2014 e 2015.

Segundo as coordenadoras, Juliana Camini e Marisete Camini, são realizadas palestras, orientações individuais e coletivas em diferentes espaços como escolas, grupo de gestantes, equipes de saúde, educação e assistência social. Elas destacam que o Programa de Prevenção às Deficiências, estabelecido pela Federação das Apaes de Santa Catarina, iniciou  em 2012.

— O Programa tem a proposta de incentivar a diminuição dos índices de pessoas com deficiências, devido à falta de cuidado por parte das pessoas antes de engravidar, no pré-natal, no momento do parto e após o nascimento, além de alertar para o diagnóstico precoce — ressaltam as profissionais.

A coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, destaca que a inclusão é pauta de trabalhos na área da Psicologia.

— A Psicologia trabalha com comportamentos, afetos, condições de saúde, educação, moradia e educação. Todos esses fatores interferem na nossa qualidade de vida. Portanto, quando existem a exclusão, a injustiça, esses fatores interferem diretamente no sujeito [...] O psicólogo trabalha de forma interdisciplinar para dar conta de todo esse processo, promovendo a cidadania e a socialização dessas pessoas — afirma a professora.

Para o acadêmico Sidinei Farias, o assunto precisa ser debatido na sociedade.

— Debater a temática sobre deficiência nos ajuda a romper com nossas fronteiras existenciais, que tecem estigmas em procurar a unidade sem a diversidade — afirma.