Notícias São Miguel do Oeste Palestra

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
13 de Março de 2018

Estudantes e arquitetos lotaram o auditório da Unoesc, na quinta-feira (8), para acompanhar a palestra "Arquitetura Comercial: uma experiência para os sentidos", com a arquiteta e urbanista, Juliana Dreher. A palestrante já desenvolveu mais de 100 projetos de franquia em lojas de shopping.

Durante a palestra, Juliana destacou como a arquitetura influencia na compra e venda dos produtos dos estabelecimentos comerciais. Ela apresentou cases de sucesso e mostrou estratégias arquitetônicas para potencializar a venda. Os estudantes também tiveram acesso a materiais que são específicos para uso na arquitetura comercial e conheceram soluções de iluminação para vitrine e provadores.

— Quando for projetar uma loja é preciso pensar que tem que ser algo maravilhoso como a Disney. O que a Disney faz há anos, as empresas precisam fazer logo —  avaliou Juliana.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Leandra Daiprai, a palestra agregou novos conhecimentos para os futuros arquitetos.

— Quando recebemos profissionais que atuam em áreas específicas para socializar experiências do cotidiano, nossos acadêmicos também passam a pensar naquele nicho de mercado como um nicho que eles podem explorar ou focar após formados — avalia a professora.

Para a acadêmica Larissa Folmer, a palestra foi importante para aliar a teoria e a prática.

— A palestra atualizou nossos conhecimentos sobre preços e mercado — concluiu a estudante.

Palestra em Xânxere

No dia 5 de Março, Acadêmicos dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê também participaram da palestra "Arquitetura Comercial: uma experiência para os sentidos", ministrada pela arquiteta e urbanista Juliana Dreher, que destacou a importância deste tema na atualidade.

Em Xânxere, além dos acadêmicos, o evento contou com a participação de egressos dos cursos supracitados, alunos da Pós-graduação em Arquitetura e Design de Interiores e comunidade em geral interessada no assunto.

No campo do Design e da Arquitetura tem-se explorado, cada vez mais, os layouts de ambientes comerciais, considerando que os lojistas usam das áreas como fator de diferenciação e competitividade. Assim, explorar estas potencialidades tornam as empresas mais atrativas a seus consumidores, chamando atenção para as vitrines e ambientes de lojas e, consequentemente, consolidando este fator em vendas.

Na palestra, patrocinada pela empresa Olver e Expor Mannequins Experts, a ministrante apresentou Experiências de Consumo; Sensorial Merchandising; Sistema de Exposição; Iluminação: Vitrine e Provador. As temáticas são importantes para a formação dos acadêmicos e uma oportunidade de atualização para egressos e profissionais das áreas.

*Com informações Karina Tissiani, professora do curso de Design da Unoesc Xanxerê.