Notícias São Miguel do Oeste Graduação

Acadêmicos debatem a relação psicológica nos espaços urbanos

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
12 de Setembro de 2018

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e de Psicologia da Unoesc participaram, neste mês, de um debate sobre a relação psicológica nos espaços urbanos e como a arquitetura é reflexo de comportamentos e do social. A atividade foi desenvolvida durante a disciplina de Psicologia Social, ministrada pela professora Aline Bogoni, e contou com a participação dos professores de Arquitetura e Urbanismo, Leandra Daiprai e Nivaldir Ferreira de Lima Júnior.

Segundo a professora Leandra Daiprai, foram levantadas discussões sobre como o espaço urbano pode influenciar nas relações, na vida das pessoas e na forma de ser e fazer as cidades. Além disso, foi discutido sobre quem são as pessoas que pensam a cidade e para quem as cidades estão sendo pensadas.

— Os estudantes perceberam como esses momentos contribuem para trabalharmos questões de forma interdisciplinar entre os cursos de Psicologia e de Arquitetura e Urbanismo — comenta a professora.

A professora Aline Bogoni destaca que a atividade provocou diversas reflexões, uma vez que possibilitou olhares interdisciplinares e discussões pertinentes às duas ciências como: a configuração dos espaços, o processo de inclusão e exclusão social que acontece no urbano, a necessidade de participação das pessoas na construção de um habitar com sentido, entre outros.

— A aproximação entre os diversos cursos de graduação da Unoesc são essenciais à formação humana crítica e ampliada — avalia a professora.

Para o acadêmico de Psicologia, Elienay Brandão, a atividade colocou em pauta temas pertinentes aos dois cursos.

— O debate propôs uma visão crítica à organização do contexto urbano e social. Além de contribuir com a nossa formação profissional, mostrou a necessidade de atividades interdisciplinares que se estendam à sociedade — observa o estudante.

A acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Micheli Giacomelli, salienta que o debate agregou novos conhecimentos.

— A troca de conhecimentos entre os cursos foi muito válida, pois tivemos a oportunidade de conhecer novos pontos de vista — conclui e a estudante.