Notícias Videira Geral

Acadêmicos de Psicologia promovem ações alusivas ao Dia Nacional do Idoso

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
08 de Novembro de 2018

Para comemorar o Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1º de novembro, o curso de Psicologia da Unoesc Videira realizou, com integrantes do programa Uniti, a quinta ação do projeto: "A Psicologia Quebrando Barreiras na Contemporaneidade".

 O Dia Nacional das Pessoas Idosas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1991, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, ação natural da vida de qualquer ser humano.

Com o projeto, o curso de Psicologia estimula demandas de interesse dos acadêmicos, que envolvidos nas práticas comunitárias, sentem-se estimulados a difundir os papéis do psicólogo – e suas respectivas ações – tanto nos espaços públicos quanto privados.

Acadêmicos desenvolvem Roda do Contos

Como parte da atividade desenvolvida junto aos membros do Uniti, os acadêmicos do curso,  Anderson Luiz de Lima, Claudilene Rosa da Silva,  Rosana Granemann Dallagnol,  Débora Cristina Zago, Fernanda Nara Abrão, Jéssica Aline Bazzei, Ismael Cassiano Teske, Rafael Felipe Morando e Kaliane Gilioli Videira  desenvolveram uma Roda de Contos.

Os contos tiveram como títulos: “A raposa e o lenhador”, “O sábio samurai”, “O velho do pote rachado”, “Por que as pessoas sofrem?”, “O significado da paz profunda”, “O monge mordido” e o “Conto chinês”, de autores desconhecidos, e o texto “Parabéns ao Ancião” que foi de autoria da acadêmica Claudilene Rosa da Silva do curso de Psicologia.

Além de celebrar o Dia Nacional do Idoso, o evento procurou ainda promover reflexões sobre a formação acadêmica, a prática do profissional e o papel social do profissional como formador de opiniões.

— Esse projeto vem para suprir a necessidade de espaços que possibilitem a discussão e a troca de conhecimento sobre temáticas que perpassem as demandas sociais do mundo atual, possibilitando desenvolver novas plataformas de apoio de ensino e aprendizagem aos futuros profissionais psicólogos — enfatizou a coordenadora do curso, Taisa Trombetta De Marco.

Na efetivação do projeto A Psicologia “Quebrando Barreiras” na Contemporaneidade,  o curso de Psicologia da Unoesc Videira já desenvolveu outras etapas durante o ano. Dentre elas, foram celebrados o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o Dia Internacional Contra o Tráfico Ilícito e o Abuso de Drogas, o Dia Internacional da Prevenção ao Suicídio e a o Dia Nacional do Trânsito.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.