Notícias Pinhalzinho São Miguel do Oeste Estudante

Estudantes de Psicologia desenvolvem brinquedos e jogos para crianças

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
14 de Novembro de 2017

Estudantes de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho desenvolveram, neste semestre, jogos e brinquedos que permitem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras. Os brinquedos e jogos foram desenvolvidos na disciplina de Psicologia da Aprendizagem.

Segundo a professora Ana Paula Risson, a atividade "Aprender brincando e jogando" contribui para os acadêmicos compreenderem que o jogo e a brincadeira são dispositivos que podem contribuir com os processos de aprendizagem e interações sociais das crianças, adolescentes e adultos.

— Eles permitem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e de inter-relações, portanto, são fundamentais para o desenvolvimento humano — explica Ana Paula.

Antes de confeccionar o produto, os alunos fizeram uma pesquisa. Eles precisaram utilizar, no mínimo, um material reciclável ou reutilizável. Na etapa seguinte, testaram o produto com o público alvo.

A acadêmica Marina Lago conta que seu grupo desenvolveu a Roleta Matemática com caixas de pizza, rolo de papel, sobras de chapa acrílica, bolitas, bolinha de isopor e corda. Marina ressalta que o grupo observou que o processo de aprendizagem da matemática pode ser facilitado por meio da brincadeira.

— Eu e os colegas Leia Koche e Newton Bervian observamos que, ao aliarmos o processo de aprendizagem com o reforço positivo que o jogo proporciona, os participantes podem aprender de uma maneira mais eficiente e divertida. Além disso, a disputa entre os jogadores estimula o participante a pensar e resolver a multiplicação de forma mais assertiva — destaca a estudante.