Notícias São Miguel do Oeste Graduação

Acadêmicos de Fisioterapia participam de workshops e palestras

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
14 de Novembro de 2017

O curso de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste realizou, neste mês, a 3ª Semana Acadêmica. Mais de 115 acadêmicos participaram dos workshops e da palestra de abertura sobre microfisioterapia, ministrada pelo professor Valdeci Dassoler. A microfisioterapia é uma técnica de terapia manual, desenvolvida na França, na década de 80, com o objetivo de tratar a causa da doença e não apenas seu sintoma.

No segundo dia do evento, profissionais, acadêmicos e seus familiares participaram da palestra: "Reabilitação dos sobreviventes do voo da Chapecoense", ministrada pelo fisioterapeuta do clube, Marcos Bilibio. Durante a palestra, Marcos falou sobre todo o processo de reabilitação dos atletas sobreviventes do voo, desde a fase hospitalar, visando o retorno dos atletas às atividades funcionais.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de participar dos workshops sobre Pilates, exercícios sobre a bolsa suíça, anatomia palpatória e Reeducação Postural Global (RPG), ministrados, respectivamente, pelos profissionais: Amanda de Oliveira, Cinira Martelli, Lucas Werlang e Liliana Pinho.

— Os workshops agregaram conhecimentos relacionados às áreas de atuação do fisioterapeuta, dotando os alunos de conhecimentos dos recursos semiológicos, diagnósticos, preventivos e terapêuticos, que instrumentalizam a ação fisioterápica, nas diferentes áreas de atuação, complementando a formação dada em sala de aula — avalia a coordenadora do curso, doutora Franciane Fiorio.

Para a acadêmica da sexta fase, Sabrina Schneider, a Semana Acadêmica é um momento importante para adquirir novos conhecimentos.

— Durante os workshops, colocamos em prática nossas habilidades e recebemos um feedback do que precisamos melhorar, além de aprender como deve ser o relacionamento entre paciente e fisioterapeuta — destaca a estudante.