Notícias Maravilha São José do Cedro Estudante

Acadêmicos de Agronomia participam de viagem de estudos no Rio Grande do Sul

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
30 de Maio de 2017

Os acadêmicos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha participaram, no final deste mês, de uma viagem de estudos ao Rio Grande do Sul. Os estudantes conheceram a Biotrigo Genética, o Laboratório de Biotecnologia e Recursos Genéticos da Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi em Passo Fundo (RS). A Stara Agrícola, localizada em Não-Me-Toque (RS), também integrou o roteiro da viagem de estudos dos acadêmicos.

Durante a visita à Biotrigo, os estudantes participaram de uma palestra sobre o panorama do trigo no Brasil e o manejo de nitrogênio na cultura. Na oportunidade, conheceram a estrutura da empresa e visitaram as estufas de cruzamentos genéticos, a panificadora experimental e a unidade de beneficiamento de sementes.

No Laboratório de Biotecnologia e Recursos Genéticos da UPF, os alunos visualizaram o processo de multiplicação in vitro de gipsófila, batata inglesa, morango, orquídeas, entre outras espécies, além de receberem informações sobre técnicas de melhoramento genético.  Os futuros engenheiros agrônomos também conheceram o herbário e as exposições sobre abelhas e educação ambiental do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi.

Outro local visitado foi a Stara Agrícola. A empresa familiar, localizada na cidade gaúcha de Não-Me-Toque, exporta para 35 países. No local, os acadêmicos de Agronomia e os pós-graduandos em Produção Vegetal participaram de uma palestra sobre a história da empresa e sobre o manejo das culturas para altos rendimentos com foco na agricultura de precisão.

Segundo o professor Alceu Cericato, as viagens possibilitam o encontro do acadêmico com o universo profissional e possibilitam uma formação mais ampla.

— Durante as viagens de estudos, os acadêmicos observam o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, verificam a sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela. Além de constatarem aspectos técnicos de conhecimento, os alunos também agregam valores pessoais e profissionais — conclui o professor.

O aluno da pós-graduação, Edernal Bottin, avaliou positivamente a viagem de estudos.

— Durante a visita à Stara Agrícola obtivemos conhecimentos importantes sobre a agricultura de precisão — comenta.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.