Notícias São Miguel do Oeste Graduação

Acadêmicos de Administração entregam relatórios de análises administrativas a empresas

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
10 de Julho de 2018

Os acadêmicos da sétima fase de Administração da Unoesc entregaram, recentemente, os relatórios das análises administrativas ao Supermercado Solar e à Avantpar Parafusos e Ferramentas. As análises administrativas das empresas foram realizadas, na disciplina de Atividades Curriculares Complementares 7, ministrada pelo professor Nilson Rene Visintainer.

Segundo o professor Nilson, a turma foi dividida em grupos para avaliar os seguintes itens das organizações: missão, visão, valores, análise SWOT; recursos humanos e materiais (estoque); pesquisa de mercado, produto, preço, praça e promoção do Marketing (4Ps); Organização, Sistemas e Métodos (OSM), layout, fluxogramas; programas de qualidade, tecnologia de informação, gestão financeira, custos e indicadores.

Durante a atividade, os estudantes visitaram as empresas e fizeram o levantamento das oportunidades de melhoria em cada área; elaboraram uma crítica do levantamento; apresentaram os problemas e sugestões de melhorias, além de fazerem a implantação e o controle dos resultados.

Nilson destaca que os acadêmicos foram estimulados a buscar soluções para situações e problemas vivenciados pelos empresários no dia a dia. Com a adoção da metodologia da análise administrativa, os futuros administradores propuseram soluções de problemas organizacionais mediante a racionalização do trabalho.

— O desenvolvimento do componente permitiu ainda que o curso de Administração apresentasse seu potencial ao empresariado regional, retribuindo a confiança dos empresários com propostas de intervenção planejada e visando garantir a sustentabilidade das empresas —  avalia o professor.

O acadêmico Adilson Franzon integrou o grupo, que fez a análise administrativa do Supermercado Solar. Ele conta que, durante a atividade, compreendeu melhor os aspectos de uma cultura organizacional e a importância de trabalhar em equipe.

— Por meio desse componente curricular, pude buscar alternativas, gerar mudanças, inovar  e propor soluções no que diz respeito à administração das organizações — afirma o estudante.

Para o acadêmico Henrique Schwengber, a análise administrativa, realizada na Avantpar, agregou conhecimentos e experiências.

— Um trabalho científico é uma oportunidade para a empresa e para os acadêmicos adquirirem novos conhecimentos — finaliza o estudante.