MBA usa coaching como ferramenta para desenvolver liderança
Um curso de especialização da Unoesc está utilizando uma metodologia inovadora para desenvolver atitudes de liderança em seus alunos. Trata-se do processo de coaching, que vem sendo difundido há mais de 30 anos em vários países, inclusive no Brasil, mas é uma novidade sua aplicação em um curso de pós-graduação.
A especialização em questão é o MBA em Liderança Estratégica, que começou a ser oferecido pela Unoesc no início deste ano no Campus de Joaçaba e na Unidade de Chapecó, pelo grupo de docentes ligados ao Mestrado Profissional em Administração, ainda em implantação na Universidade.
Conforme a coordenadora, professora Dra. Eliane Salete Filippim, o MBA tem o objetivo de desenvolver competências de liderança, já que os líderes são a base para o desenvolvimento sustentável de uma região. Para isso, a equipe do Mestrado, que desenvolveu o projeto do curso, tomou por base o desenvolvimento das três dimensões da competência: o conhecimento, a habilidade e a atitude. O coaching entra no desenvolvimento das habilidades e das atitudes que, segundo a professora, refere-se à maestria pessoal e profissional e ao “querer ser”, à vontade, ao desenvolvimento do foco em resultados e aos princípios da ética profissional.
– Você não pode pensar em formar um líder somente do ponto de vista do conhecimento. Ser líder é principalmente um comportamento, que envolve uma série de atitudes e habilidades. O coaching expande as possibilidades exatamente neste ponto – diz Eliane.
No decorrer do curso, cada aluno terá 10 sessões de coaching, com profissionais contratadas pela Universidade para conduzir o processo. A primeira sessão foi coletiva, para passar orientações sobre o que é o processo, e as demais estão sendo individuais, nos intervalos das aulas, que normalmente são quinzenais.
O coaching
O coaching é uma metodologia ainda pouco conhecida, apesar ser difundida há mais de 30 anos em vários países, inclusive no Brasil. De modo literal, a palavra pode ser traduzida como treinamento. Nesse caso, o coach (“treinador”), é o profissional que conduz o processo em que o coachee (pessoa que está sendo “treinada”), estabelece seus objetivos, sempre bastante objetivos, e define os esforços necessários para alcançá-los e as metas e indicadores que irão mensurar os resultados.
Essa metodologia é utilizada para alcançar ou adiantar diversos objetivos. Por isso há muitos tipos de coaching. Entre os mais conhecidos estão os de carreira (voltado para o direcionamento ou mudança de trajetória profissional), de vida (para aumentar a performance das pessoas com vistas à autorrealização) e o de liderança (em que se objetiva desenvolver, ampliar ou redirecionar a competência dos gestores na condução de suas equipes).
O coaching desenvolvido no MBA da Unoesc é o de Liderança.
Opinião dos alunos
Sandra Regina Pacheco Pinheiro está cursando o MBA. Ela conta que não conhecia o coaching até então, mas, pelo que percebeu nas primeiras duas sessões individuais, considera que pode ser muito positivo para sua vida, já que auxilia a estabelecer e visualizar de maneira objetiva as metas que precisa atingir e as características que precisa corrigir ou reforçar para chegar aos seus objetivos.

